Segundo final de semana do Festival de Gastronomia da Estação segue com oficinas gratuitas
11 de fev . 2021 Luis Henrique CunhaGrau de processamento de alimentos e aproveitamento integral são alguns dos temas que serão abordados.
O Festival de Gastronomia da Estação Campos de Canella, em Canela-RS, segue neste final de semana, 13 e 14, com uma agenda completa de atrações, além de pratos, sobremesas e drinks de tirar o fôlego. As oficinas de gastronomia e nutrição realizadas em parceria com a UCS – Campus Universitário da Região das Hortênsias são gratuitas e abertas ao público. Para participar, basta enviar um uma mensagem via WhastApp para o número (79) 98826-2792, com a professora Katia, e fazer a inscrição, que também pode ser realizada na hora, caso ainda haja disponibilidade de vagas, limitada a 15 pessoas por aula.
Desvendar o rótulo dos alimentos nem sempre é tarefa fácil. Quem nunca se confundiu ou ficou sem saber o significado exato das informações nutricionais, não é mesmo? Pensando nisso, a primeira oficina de sábado vai tratar exatamente desse tema. Conhecendo os rótulos dos alimentos acontece dia 13, às 15h.
Você conhece a diferença entre alimentos in natura e minimamente processados, alimentos processados e alimentos ultraprocessados? Conhece o impacto das escolhas e do consumo na qualidade da sua dieta alimentar? Para quem tem dúvidas e quer entender melhor, o tema será abordado na oficina Grau de processamento de alimentos que acontece sábado, dia 13, às 20h.
A alimentação é fonte de saúde, mas para que os preparos além de gostosos e nutritivos, sejam também seguros, é preciso estar atento para algumas práticas. Tópicos de higiene e segurança alimentar é a oficina que acontece às 15h de domingo, dia 14.
O desperdício de alimentos é um tema que preocupa o país há muito tempo. No Brasil, a estimativa é que se desperdice mais de 23 milhões de toneladas de alimentos por ano em todo o processo produtivo, desde a colheita até o consumidor final. Mesmo depois que chega à casa das famílias, os alimentos continuam se perdendo. Segundo pesquisa da Embrapa de 2019, uma família de três pessoas desperdiça cerca de R$ 1 mil por ano. Em média, são 128 quilos por ano, o que significa dizer que cada pessoa desperdiça mais de 40 quilos de alimentos no mesmo período. Uma das formas de minimizar este impacto é o aproveitamento integral dos alimentos. Cascas, talos e outras partes de frutas e vegetais também são fontes importantes de nutrientes. Pensando nisso, domingo, 14, às 17h acontece a oficina Aproveitamento total dos alimentos: mini bolos de casca de banana. Este pode ser o primeiro passo para você enxergar outros potenciais de preparo e consumo, que tal?
Ainda com um olhar despido de preconceitos e considerando formas de preparo pouco comuns, domingo também é dia de aprender a preparar um Estrogonofe de Melancia. A oficina acontece às 20h.
Anote para não esquecer: Inscrições pelo telefone 79 98826-2792, com a professora Katia de Souza. São 15 vagas por oficina. As aulas acontecem na Cervejaria La Meuse, no 3º andar da Estação Campos de Canella, e são gratuitas.
13/02 - Nutrição
15h - Conhecendo os rótulos dos alimentos
20h - Grau de processamento de alimentos
14/02 - Gastronomia
15h - Tópicos higiene e segurança alimentar
17h - Aproveitamento total dos alimentos: mini bolos de casca de banana
20h - Estrogonofe de Melancia
Restaurantes participantes, cardápios e oficinas
Confira quais são os restaurantes participantes, cardápios, valores e a programação completa das oficinas gratuitas no site http://www.estacaocanella.com.br/festival-de-gastronomia/