Loader Logo Pauta
Fechar

Reaproveitamento de materiais, cores e vida: conheça detalhes da decoração da 32ª Oktober de Igrejinha

29 de jul . 2019

Ano a ano os voluntários da Comissão de Decoração da Oktoberfest de Igrejinha têm a tarefa de deixar o Parque Almiro Grings (Parque da Oktober) bonito e acolhedor para receber, durante os 10 dias de festa, mais de 150 mil visitantes. As novidades para esta edição ficam por conta do reaproveitamento de materiais em madeira, como paletes e caixas de frutas e verduras, somados a um projeto de paisagismo, com muita presença de verde, em natureza viva e artificial.

As inspirações para 2019 seguem aspectos germânicos clássicos, como a técnica enxaimel, presente através de releitura nas casinhas de alimentação, e a utilização das cores vermelho, preto e amarelo. Tecidos e bandeirinhas complementam a decoração dos ambientes  já conhecidos pelos visitantes, e também novas áreas de convivência, como o Biergarten, em fase de construção às margens do Rio Paranhana. 

“Usamos um tom rosa-avermelhado nas casinhas, que remete à cor do traje oficial das Soberanas, que lembra o movimento ‘Outubro Rosa’, e valoriza a vida”, comenta a arquiteta Aline Hess, coordenadora da Comissão de Decoração, que trabalha no projeto com Rejane Grings e Ronete Werb. Elas atuam com uma equipe de aproximadamente 30 voluntários, que se reúne semanalmente às quartas-feiras à noite, na sala de decoração do Parque, para a confecção dos elementos que irão compor os espaços

Os elementos que estarão decorando os espaços do Parque da Oktober também serão vistos pelas ruas de Igrejinha. “A Rua Coberta, a Ponte do Centro, o Arco da Independência vão preparar visualmente os visitantes para o local da festa”, conta Aline. 

Totens, feitos com a reutilização de madeiras, serão espalhados nas ruas centrais e na festa com palavras relacionadas à Oktober e mesclando o português e o alemão. Cada plaquinha do totem foi pintada a mão livre, com as tintas restantes do processo de revitalização do parque. Novos espaços de descanso serão criados com o auxílio dos elementos de madeira reaproveitados, que estarão em harmonia com o restante da decoração

FLÂMULAS NA AVENIDA

As Flâmulas das Famílias - adereço que vem sendo comercializado para decoração de residências - ganharão uma versão maior, também sustentável. Elas serão usadas para decorar a Avenida Presidente Castelo Branco -  substituindo os brasões, usados em anos anteriores - apresentando as marcas parceiras da festa da 32ª edição. 

Ezequiel Stein, presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) destaca que além das Flâmulas, as empresas podem somar sua marca à maior festa comunitária do Brasil em paineis e nas mesas das áreas de alimentação e convivência do Parque da Oktober. “Os interessados podem buscar informações diretamente com a Amifest - 51. 3545.1077 -, os valores partem de R$ 330,00. Só não temos mais disponibilidade para a decoração da Ponte e Rua Coberta, que já temos parceiros!”, informa.