Loader Logo Pauta
Fechar

Pizzaiolo da The Petit fica entre os dez melhores do mundo na "Olimpíada da Pizza" na Itália

22 de jul . 2019

A Pizzaria The Petit, de Canela, acaba de ganhar um lugar de destaque entre as melhores pizzarias do mundo. O pizzaiolo da casa Marcos Roberto de Oliveira representou o Brasil na terra conhecida por ser o berço da clássica margherita, a cidade italiana de Nápoles onde na última semana aconteceu a Olimpiadi della Vera Pizza Napoletana (Olimpíada Internacional de Pizza Napoletana) e ficou em 7º lugar na modalidade para profissionais com menos de 35 anos.

Em abril, ele venceu a etapa brasileira da competição, realizada em São Paulo. Na ocasião, concorreu com outros 32 pizzaiolos do Brasil. Oliveira começou trabalhando como garçom em uma pizzaria tradicional, mas logo partiu para a cozinha interessado em participar no preparo das pizzas. Na Itália, o desafio foi assar uma pizza marinara ou margherita junto aos demais vencedores de cada país. Segundo Marcos, o pizzaiolo que faz napoletana precisa ter cuidado com a hidratação da massa e com a temperatura do forno, mas “o principal é fazer com amor”. 

Trabalhando na The Petit há três anos, ele diz que participar da Olimpíada na Itália foi uma oportunidade única que a pizza proporcionou. “Estar no berço da pizza com outras pessoas apaixonadas pelo que fazem e atentas aos detalhes rendeu muito aprendizado que, com certeza, será trazido para Canela”, conta.

A Olimpíada é realizada pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN),  uma organização sem fins lucrativos fundada em 1984 na cidade de Nápoles. A missão da associação é promover e proteger a imagem e os valores da verdadeira pizza napoletana pelo mundo. A competição envolveu cerca de 150 pizzaiolos de 20 países diferentes. O vencedor da edição foi o japonês Hiroki Nishimoto.

Ao lado de Oliveira, outros quatro pizzaiolos do Brasil viajaram à Itália para a competição. Entre eles o empresário Peterson Secco que tem um longo currículo como pizzaiolo e é sócio da The Petit e de outras duas pizzarias em Canela . Secco acaba de inaugurar sua mais recente casa, a Donnadina pizzaria, ao lado da Catedral de Pedra e participou pela primeira vez do evento na Itália. 

“Fiquei muito contente pelo Marcos que foi pra lá através da gente, muito contente por ele, várias foram as vezes que me emocionei só de perceber o olhar dele. Lembrei muito de como foi a minha primeira viagem nesse mundo da pizza”, lembra.

Em maio deste ano, delegados da AVPN estiveram em Canela para conceder o certificado de verdadeira pizza napoletana à pizzaria Abbiamo Fatto Pizza Napoletana, uma das casa do empresário Peterson Secco.