Loader Logo Pauta
Fechar

Novas tecnologias em energia solar são apresentadas a empresários e profissionais da construção da Serra Gaúcha

14 de out . 2019

Energia solar foi o tema da conversa que pautou a manhã desta quinta-feira, 10, no Magnólia, em Canela. A equipe da Ecotec Energy recebeu cerca de 40  empresários, engenheiros e arquitetos para apresentar as novas tecnologias que chegam a Serra Gaúcha. Com um sistema que difere do tradicional, a empresa é a única da região que oferece recursos que permitem o monitoramento individual do desempenho de cada painel de qualquer notebook, tablet ou celular. Além disso, possíveis problemas em um painel fotovoltaico, como sombreamento ou acúmulo de sujeira, não interferem na eficiência das demais placas instaladas. Ou seja, a identificação de uma eventual dificuldade é facilmente identificada e não exige a presença de um técnico, além de produzir cerca de 25% a mais de energia do que um sistema tradicional. “Na prática, a manutenção é mais econômica e a produção maior, o que é traduzido em um retorno mais rápido do investimento”, explica Fábio da Fontoura, diretor da Ecotec Energy.  

Tecnologia que segue o Sol
No encontro, Fábio aproveitou para anunciar sobre a tecnologia Smartflower. Inspirada no girassol, a estrutura é um sistema autônomo de geração de energia que abre ao amanhecer e acompanha o curso do sol ao longo do dia, aproveitando o máximo de incidência solar e luminosidade, com produção de energia até 40% superior aos painéis instalados no telhado. Com tecnologia austríaca e exclusiva da Ecotec na Serra, o sistema inteligente também identifica intempéries, como ventos fortes, granizo ou um grande volume de chuva e se fecha para evitar que seja danificado. Além disso, no final do dia o equipamento fecha as suas pétalas e o sistema de limpeza inteligente é acionado. Quando os painéis se dobram, as escovas integradas varrem os sedimentos e detritos. O sistema pode ser usado individualmente ou associado aos painéis instalados no telhado. “O sistema é inovador, eficaz e robusto. É, também, um instrumento para marcar a presença e, sobretudo, a decisão de uso de energia limpa no espaço, seja em residências ou em espaços industriais e comerciais. É um conceito”, comenta Fábio. A tecnologia chega ao mercado para atender os usuários mais exigentes tanto em desempenho quanto em design.

O gerente operacional da Cristais de Gramado, Gustavo Fuchs, participou do evento para representar a empresa, pioneira na região em adotar um grande sistema de energia solar em Gramado. Os 640 painéis fotovoltaicos garantem o abastecimento da fábrica e do varejo da rede. A expectativa é que a primeira conta de energia, que deve chegar nos próximos dias, apresente redução superior a 75%. “Planejamos economizar R$ 10 milhões ao longo de 25 anos, tempo de garantia do equipamento, embora a expectativa de uso seja maior”, avalia Fuchs.