Indústria de Vila Flores cria programa de desenvolvimento de lideranças
13 de Maio . 2021 Luis Henrique CunhaFabricante de componentes, perfis e persianas, a empresa gaúcha Alumiconte irá oferecer 60 horas de treinamento para colaboradores que querem crescer.
Encorajar e oportunizar o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores também é uma forma das organizações crescerem. A partir dessa estratégia de tornar as pessoas um diferencial competitivo, empresas passaram a pensar mais e melhor no seu quadro de funcionários.
No interior do Rio Grande do Sul, a indústria de componentes, perfis e persianas Alumiconte criou o programa Cresço Contigo. O projeto interno irá possibilitar o desenvolvimento de habilidades pessoais para futuros líderes. “Nosso principal objetivo é descobrir os talentos que temos em casa e dar suporte para que eles cresçam, empoderem-se e sintam-se capazes. A Alumiconte valoriza e muito seu capital humano, fomenta a permanência de seus colaboradores e procura trazer oportunidades de desenvolvimento pessoal e capacitação técnica, focando cada vez mais na satisfação interna de sua equipe e melhoria contínua de seus processos”, explica a gerente de Recursos Humanos Deise Girardi.
Pensar nas pessoas como o objeto central das organizações é resultado de uma tendência apontada como “capitalismo consciente”. Assim explica Karina Rebelo, profissional com mais de 20 anos de experiência que irá coordenar o programa dentro da empresa.
“Através do desenvolvimento de pessoas a gente pode descobrir talentos, oportunizar possibilidades de crescimento, despertar de olhares, participação e inclusão de visões diferentes. Conseguimos com isso identificar até oportunidades e possibilidades para a própria organização através de um olhar para as pessoas crescendo com e através delas, e alinhando isso a uma estratégia e uma visão do futuro”, explica.
Atualmente a Alumiconte emprega 236 colaboradores e esta é a primeira vez que a empresa realiza um programa do tipo. A iniciativa faz parte de uma série de mudanças na cultura e gestão da empresa que inclui a implementação dos ISOs 9001 e 14001.
Com um impacto significativo na cidade de Vila Flores, onde a indústria está instalada há mais de 30 anos, o incentivo ao crescimento pessoal dos profissionais também deve gerar impacto em toda a comunidade de cerca de 3 mil habitantes. “No momento em que a pessoa trabalha seu autoconhecimento, ela adquire outros conhecimentos, melhora seu relacionamento interpessoal, melhora a sua gestão de resolução com problemas, trabalha melhor gestão de conflitos, consegue desenvolver melhor sua criatividade, seu potencial de curiosidade e melhora sua comunicação. Isso tudo vai ter impacto e reflexo dentro dos seus lares, isso começa a gerar uma onda de impactos muito positivos”, argumenta Karina.
O programa Cresço Contigo está em fase de seleção, serão 25 vagas para o público interno. Os candidatos precisam cumprir alguns requisitos como ter o ensino médio completo e não estar em contrato de experiência. O curso terá duração de 60 horas e irá abordar autoconhecimento, comunicação assertiva, gestão de processos e resultados, gestão de pessoas e liderança, criatividade e inovação, gestão do tempo e produtividade e ainda planejamento e estratégia.