Loader Logo Pauta
Fechar

Filó no Trem valoriza tradições italianas a bordo da Maria Fumaça

12 de jun . 2019

Cultivar e preservar as tradições trazidas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região Uva e Vinho são alguns dos atrativos que diferenciam a Serra Gaúcha de outros destinos. Para disseminar e valorizar a riqueza - histórica e cultural - deste povo, a Maria Fumaça - Trem do Vinho, de Bento Gonçalves, promove o Filó no Trem. O passeio especial acontece exclusivamente no dia 22 de junho, às 18h40.

O passeio, criado pela Giordani Turismo e Eventos, está em sua 6ª edição, e leva o visitante para um legítimo filó da cultura italiana, com cantigas típicas, danças e refeições compartilhadas com família e amigos. A viagem no tempo inicia com a visita ao Parque Cultural Epopeia Italiana, para conhecer a história real de Lázaro e Rosa, imigrantes que ajudaram na colonização de Bento Gonçalves.

Em seguida, o visitante embarca para a viagem do Filó no Trem que percorre o trajeto de 23 quilômetros - entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa - com duração aproximada de 2 horas. No percurso, artistas e músicos fazem apresentações típicas de integração com os passageiros nas plataformas das estações férreas e dentro dos vagões. Em uma parada na Estação Ferroviária de Garibaldi, o sabor do filó fica em evidência com o cardápio típico:  polenta mole com molho, tábua de frios com queijo, copa, salame, e pão colonial, além da degustação tradicional com vinho, espumante e suco de uva elaborados na região.

Foto: Divulgação

FILÓ NO EPOPEIA

Para possibilitar a experiência de um legítimo filó, além do passeio especial Filó no Trem, a Giordani inclui em seu portfólio de eventos o Filó no Epopeia. A ideia é ampliar o tradicional passeio pelo Parque Cultural Epopeia Italiana, que conta a história de um casal de imigrantes em cenários com tamanho real, incluindo outras atrações como apresentação de coral italiano e cardápio típico.

Assim, o visitante pode experimentar um pouquinho do que os primeiros italianos da região viviam no filó, festividade tradicional celebrada até hoje,  onde o importante é reunir os amigos e a família para dividir, além de boa comida, boas histórias.

O Filó no Epopeia é um produto personalizável, pensado em públicos corporativos e escolas, para grupos de até 110 pessoas.

FILÓ NO TREM

Data: 22 de junho (sábado)

Hora: 18h40

Local: Estação Férrea de Bento Gonçalves (RS)

Valor: R$ 195,00 - por pessoa

Ingressos e informações: (54) 3455.2788 | www.giordaniturismo.com.br