Loader Logo Pauta
Fechar

Ecotec Energy instala o primeiro equipamento móvel de captação de energia solar do Brasil

30 de jan . 2020

Novidade no mercado de energia solar do Brasil, a primeira Smartflower do país foi instalada em janeiro na nova loja da Ecotec Energy de Caxias do Sul, que inaugura em fevereiro.  O equipamento chama a atenção de quem passa pela BR 116 esquina com a Giácomo Geremia, endereço da loja, que está em fase final da reforma. A estrutura, inspirada nos movimentos do girassol, é formada por 12 pétalas (painéis fotovoltaicos) que abrem ao amanhecer e acompanham o curso do sol ao longo do dia, aproveitando o máximo de incidência solar e luminosidade, com produção de energia até 40% superior aos painéis instalados no telhado. 

O sistema inteligente também identifica intempéries, como ventos fortes, granizo ou um grande volume de chuva e se fecha para evitar que seja danificado. No final do dia, o equipamento recolhe as suas pétalas e o sistema de limpeza é acionado. Quando os painéis se dobram, as escovas integradas varrem os sedimentos e detritos. 

“A Smartflower é bastante eficiente porque ‘procura’ o sol ou a luminosidade e, também, mantém os painéis sempre limpos e sem obstruções, mas outro ganho importante é a visibilidade. Diferente dos painéis instalados no telhado, que nem sempre são vistos por quem passa pelo endereço, a Smarflower chama a atenção. É um cartão de visitas da marca e passa a mensagem de que a empresa valoriza alternativas que respeitam o meio ambiente, como a energia solar, fonte de energia limpa que mais cresce no estado”, avalia o diretor da Ecotec Energy, Fábio da Fontoura. 

Estrela
A segunda Smarflower do Brasil também foi instalada em solo gaúcho. A Rola Moça, empresa de Estrela que atua há 23 anos no mercado de moda fitness, também optou pela estrutura móvel para complementar o projeto de energia solar que já possui. Instalada dia 17 de janeiro pela Ecotec Energy na sede de 9.000 m² construídos e que comporta 130 funcionários, a Smartflower tem despertado a curiosidade de quem passa pela BR 386 Km 352,5. Para o diretor da Rola Moça, Alexandre Dullius, a opção pelo equipamento vai além da eficiência na produção de energia solar. “Queremos passar a mensagem de que é fundamental que façamos opções que reduzam os impactos ambientais. Por isso, é tão importante difundir a cultura da energia limpa. Uma estrutura desse porte e visível chama a atenção para o debate”, salienta.

A responsabilidade ambiental faz parte da cultura da Rola Moça desde o surgimento da marca, que mantém outras iniciativas de baixo impacto ao meio ambiente, como a transformação dos resíduos da cozinha em biogás, separação criteriosa do lixo e sistema de tratamento da água de descarte, que recentemente foi ampliado e aprimorado e passou a contar com plantas aquáticas no processo.