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Cine Caramelo anuncia filmes selecionados para sua sétima edição

21 de jun . 2021 Luis Henrique Cunha

Mais de cem títulos foram inscritos, entre curtas-metragens nacionais e internacionais. Evento acontecerá no formato online de 19 a 29 de agosto.

A espera acabou! Os filmes que irão compor as mostras do 7º Cine Caramelo - Festival Infantojuvenil de Cinema de Porto Alegre já foram selecionados. No total, o evento recebeu mais de uma centena de curtas-metragens inscritos, tanto brasileiros quanto internacionais.   

A comissão selecionou vinte produções infantis e infantojuvenis para compor a mostra principal. Seguindo a tradição de oferecer uma mostra paralela com programação também para adultos, foram selecionados 6 filmes com narrativas ligadas à infância e adolescência. 

A coordenação de seleção dos filmes foi realizada por Fernanda Wagner, coordenadora de produção do Cine Caramelo. A comissão de seleção foi formada por Cristovam Muniz Thiago, curador do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense, Diego Baraldi, programador de cinema, pesquisador e professor do Curso de Comunicação Social da UFMT e Lilian Solá Santiago, documentarista, professora e coordenadora do Curso de Cinema do CEUNSP – Salto/SP e conselheira do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino em Cinema e Audiovisual. 

Os critérios da comissão de seleção foram as qualidades artística e técnica dos títulos. A relevância temática das obras também foi um ponto importante nas decisões, buscando garantir diversidade cultural e de gênero e apresentando temas como consciência ecológica, valorização da amizade, convivência entre gerações e afeto. “Para nós, foi muito importante buscar temáticas reflexivas, como a diversidade e a consciência ecológica. Também queríamos filmes que abordassem a amizade e que proporcionassem muita diversão para o público”, afirma Fernanda.  

A acessibilidade também estará presente no Cine Caramelo: serão dez títulos com recursos de Libras, audiodescrição e legendas descritivas. Buscando ampliar a experiência cinematográfica, tanto no contexto da sala de aula quanto no ambiente familiar, os filmes da mostra infantil e infantojuvenil contarão com um material pedagógico. 

A 7ª edição do Cine Caramelo acontecerá no formato online de 19 a 29 de agosto de 2021 e está sendo produzida pela Véspera Visual Media, através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela  Fundação Marcopolo e Secretaria de Estado da Cultura do RS com recursos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

Conheça os selecionados:

MOSTRA INFANTOJUVENIL

A menina e o velho (Dir. Luciano Fusinato, animação, 11 min, SC/2021)

Uma menina e um velho iniciam uma amizade através dos fios de um varal. Do seu encontro brotam singeleza e poesia.

A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira (Dir. Beatriz Ohana, ficção, 15 min, SP/2019)

Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Antes que vire pó (Dir. Danilo Custódio, ficção, 12 min, PR/2020)

Luan é um garoto sensível que acolhe um passarinho e, a partir da relação que estabelece com ele, começa a refletir sobre a fragilidade da vida.

Aurora - A rua que queria ser um rio (Dir. Radhi Meron, animação, 10 min, SP/2021)

O curta-metragem narra em primeira pessoa a biografia de uma rua chamada Aurora. Como uma rua do centro velho de São Paulo, Aurora é testemunha concreta da cidade. A partir das divagações da rua em um dia de chuva, somos levados a conhecer a personagem visitando também um pouco da história do cotidiano da cidade. 

A vida é coisa que segue (Dir. Bruna Schelb Corrêa, ficção, 16 min, MG/2019)

O luto é uma presença na rotina: os mortos se vão e a vida insiste em seguir em frente.

Colmeia (Dir. Karinna De Simone, ficção, 18 min, SP/2018)

Às vésperas do maior Campeonato de robótica do ano, Sophia e seus amigos passam a noite escondidos na escola para tentar terminar o robô a tempo da competição.

Diário de Pilar (Dir. Bruno Bask e Humberto Avelar, animação, 11 min, SP/2020)

Junto com seu gato Samba e seu melhor amigo Breno, Pilar embarca na rede mágica que herdou do avô Pedro e se aventura pelo mundo. A cada viagem, o trio inseparável experimenta novas culturas, descobrindo seres mitológicos, hábitos inusitados e sabores surpreendentes. 

Foguete (Dir. Pedro Henrique Chaves, ficção, 15 min, DF/2020)

No coração da cidade, um brinquedo atrai milhares de pessoas e une diferentes gerações. O desafio de subir e descer o foguete encanta pai e filho que brincaram no mesmo lugar e guardam segredos nunca revelados. É preciso ter coragem.

Fome (Dir. Felipe Fré, ficção, 17 min, SP/2019)

Num pequeno vilarejo, Lia vence dragões montada em sua vassoura enquanto Fátima cozinha para vencer a fome de mais um dia que chega ao fim. Quando uma dupla de saltimbancos chega ao vilarejo, um evento inesperado faz com que mãe e filha compreendam que não somente o corpo necessita de alimento.

Hornzz (Dir. Lena Franzz, animação, 5 min, RJ/2019)

Como cada escolha reflete em nossas vidas? Através da narrativa surrealista de Hornzz, acompanhamos as escolhas e desafios da menina Lu, viajando por experiências únicas em cenários lúdicos. 

Livre-se (Dir. Matheus Lopes e Vinícius de Lima, animação, 3 min, SP/2020)

Raj, um menino indiano apaixonado por arte e livros, enfrenta um conflito interno, desafiado com uma mudança em seus hábitos de leitura. Após um final quase trágico e inesperado, ele é forçado a testar seus gostos e tentar resgatar sua antiga paixão.

Me liga na lata  – Maranhão (Dir. David Reeks e Renata Meirelles, documentário, 26 min, SP/2019)

Com um telefone de lata, crianças de nove Estados brasileiros conversam entre si e criam uma cumplicidade de temas ao mesmo tempo que revelam aspectos singulares de cada região. 

Muda (Dir. Isabella Pannain, ficção, 7 min, MG/2021)

Ana é uma garotinha tranquila que carrega sua mochila para todo lugar com seus brinquedos e pertences para nunca perdê-los. Porém, ao ter que lidar com a mudança para sua casa nova, ela precisa aprender a desapegar de muitas coisas queridas e enfrentar o medo do desconhecido. 

O Celaticomus (Dir. Marcelo Tannure, animação, 17 min, MG/2020)

Jeremias vive tranquilamente em seu pântano se divertindo ao assistir filmes em sua velha TV. Além desse seu prazer, ele tem o hobby de colecionar livros. Ele não sabe ler, mas gosta dos desenhos das capas de seus livros. Certo dia um desses livros desaparece. Jeremias acredita que o responsável é um terrível monstro que veio de Júpiter. 

O menino das estrelas (Dir. Irmãos Christofoli, ficção, 23 min, RS/2019)

Benji é um garoto que sofre bullying na escola onde estuda. Após um misterioso cometa cair em sua cidade, o menino adquire poderes especiais e tem que decidir se irá ou não revidar aos ataques que sofre.

O menino e o ovo (Dir. Juliana Capilé, ficção, 12 min, MT/2020)

Em uma das capitais mais quentes do Brasil, Joana escuta na escola que é possível fritar um ovo no asfalto. Nessa busca dilemas surgem e desafiam Joana a tomar uma decisão.

O papagaio e a pipa (Dir. Tiago Mal, animação, 7 min, SP/2019)

Um menino constrói seu próprio papagaio e, com esforço, faz seu novo amigo voar alto no céu. O Papagaio conhece uma charmosa Pipa, mas logo a perde de vista. Destemido, parte em busca dela pelas ruas da cidade.

O show da Luna! (Dir. Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, animação, 22 min, SP/2020)

Após viajar a tantos lugares diferentes na Terra, Luna, Jupiter e Claudio vão para o espaço. Na "supertecnológica" Estação Espacial Antares, o trio e sua nova amiga, Kyiah, buscan respostas para muitas novas perguntas

Raone (Dir. Camila Santana, documentário, 2 min, SP/2021)

Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos. 

Se a vida te der um anzol (Dir. Uli Dile, ficção, 6 min, RJ/2020)

Uma menina determinada, um anzol e várias minhocas são a combinação perfeita para fisgar um peixe... ou não.

MOSTRA PARALELA PARA ADULTOS

Bússola (Dir. Thiago Ballvé, ficção, 15 min, RS/2020)

Alex mora com a mãe numa cidade do interior. Em meio à dor da perda, sua mãe tenta resgatar na memória as boas lembranças que restaram do marido e enfrentar o medo de que o filho venha a ter o mesmo destino que o pai.

Estranhos de vermelho (Dir. Alexandre Fernandes Roman Bispo, ficção, 23 min, RJ/2018)

Nina e Guilherme são dois jovens que se encontram por acaso em um elegante jantar de Natal. Deslocados, eles decidem abandonar o recinto e ir para uma festa bem mais descontraída, ficando cada vez mais próximos no processo. 

Jovem que desceu do Norte (Dir. Ana Teixeira, documentário, 16 min, SP/2021)

O Sertão é reconstruído a partir das memórias de cinco migrantes que vieram para o interior de São Paulo há alguns anos. Através do poder da oralidade, eles nos transportam para esse espaço e contam o universal e o singular da juventude vivida ali.

Mãtãnãg, a Encantada (Dir. Shawara Maxakali e Charles Bicalho, animação, 14 min, MG/2020)

A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Uma vez na terra dos espíritos, as coisas são diferentes: outros modos regem o sobrenatural. Mas Mãtãnãg não está morta e sua alma deve retornar ao convívio dos vivos. 

The other (Dir. Saman Hosseinpuor e Ako Zandkarimi, ficção, 24 min, Irã/Índia/2021)

Após a morte de sua esposa, um homem curdo religioso e tradicional suspeita que ela teve um relacionamento com outro homem.

Vestido de azul (Dir. Diany de Jesus, ficção, 19 min, SP/2018)

Após a morte de seu único filho, Nelson, de 63 anos, acaba tendo que cuidar de sua neta Maitê. Nelson não via a menina há mais de 6 anos e inicia essa relação com muita dificuldade, não apenas pela falta de proximidade, como também pela sua profissão e bissexualidade.