Loader Logo Pauta
Fechar

Casa de Cinema lança novo site com portfólio digital

16 de jun . 2023 Danúbia Schaulet

Já está no ar o portal que reúne carteira de projetos, roteiros, notícias e blog da empresa gaúcha.

A experiência de mais de 35 anos no setor audiovisual da Casa de Cinema de Porto Alegre, referência do cinema brasileiro contemporâneo, agora em um só lugar. O novo site reúne todo o portfólio de criações que inclui filmes, projetos, roteiros, notícias e blog, além de toda a história de mais de três décadas da produtora. 

A iniciativa segue as comemorações de aniversário da Casa, que, em 2023, contou com sessões lotadas do longa “Aos Olhos de Ernesto”, da diretora Ana Luiza Azevedo, em Montevidéu, no Uruguai, e relembrou os 20 anos de “O Homem que Copiava”, dirigido por Jorge Furtado e estrelado por Lázaro Ramos. 

O site apresenta, em destaque, uma homepage com enfoque nas notícias da produtora. Ainda é possível acessar a história, sócios atuais e antigos, colaboradores, portfólio completo e o blog, alimentado periodicamente pelos sócios Giba Assis Brasil e Jorge Furtado. Ao longo das próximas semanas  serão disponibilizados, também, os roteiros das produções. Uma das novidades da atualização é a responsividade, ferramenta que adapta o tamanho das suas páginas e altera o layout ao tamanho das telas nas quais estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets.

Nora Goulart, uma das sócias, afirma que o intuito era modernizar a plataforma, de maneira que o conteúdo e acervo ficassem de fácil navegação no portal. “Já tínhamos uma presença digital, mas entendemos que estava na hora de oferecer algumas mudanças. Nosso antigo site estava no ar há pelo menos 20 anos. Temos uma riqueza de material abrigado e queríamos que o público conseguisse acessar todo esse acervo de uma maneira mais simplificada”, diz. 

Aqueles que explorarem o acervo compenetradamente poderão encontrar novos projetos da Casa de Cinema, como a terceira temporada de “Grandes Cenas”, série de destaque no Canal Curta onde cada episódio analisa uma grande cena de um filme brasileiro; o documentário “Virgínia e Adelaide”, roteirizado por Jorge Furtado e baseado na vida, na obra e no encontro entre Virgínia Leone Bicudo, socióloga, psicanalista, brasileira, negra, e Adelaide Koch, médica, psicanalista autodidata, judia, alemã, branca, e, ainda, o curta-metragem “Ao Sol e à Sombra”, dirigido por Teresa Assis Brasil e Richard Tavares, em montagem. Os projetos, já em andamento, têm previsão de estreia no primeiro semestre de 2024.  

O endereço do site é www.casacinepoa.com.br.   

Para referência

A Casa começou, em outubro de 1987, como uma cooperativa informal de cineastas gaúchos que já trabalhavam em conjunto desde o início dos anos 80. A partir de 1991, a Casa de Cinema de Porto Alegre se tornou uma produtora independente, com seis sócios, permanecendo o espírito cooperativo e a intenção de continuar contribuindo para a difusão dos filmes produzidos pelo grupo original. Em setembro de 2011, houve uma nova alteração na composição da Casa. Os quatro sócios atuais são Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Jorge Furtado e Nora Goulart.

Em seus 35 anos de existência, a Casa produziu centenas de filmes e vídeos, programas de televisão (especiais e séries), cursos de roteiro e de introdução à realização cinematográfica, fóruns de debates e programas eleitorais para TV. A Casa de Cinema já teve como parceiros e clientes: Chanell 4 (Inglaterra), ZDF (Alemanha), HBO (America Latina), Fox Film do Brasil, Columbia Tristar, Sony, Fundação MacArthur, TV Globo, RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Curta, entre outros.

A capacidade dos profissionais associados, atestada pela resposta de público e crítica, assim como pelos prêmios conquistados em festivais nacionais e internacionais, transformou a Casa de Cinema de Porto Alegre em uma referência do cinema brasileiro contemporâneo.