Boletim 52º Festival de Cinema de Gramado, 15 de agosto, quinta-feira
15 de ago . 2024 Danúbia SchauletFOTOS: FOTOS OFICIAIS. Créditos: Agência Pressphoto
VÍDEOS: VÍDEOS OFICIAIS. Créditos: Clube 885
Última noite de exibição da Mostra de longas brasileiros
Barba ensopada de Sangue encerra a exibição filmes em competição no Palácio dos Festivais
Adaptação do livro homônimo de Daniel Galera, ‘Barba Ensopada de Sangue’, de Aly Muritiba encerra hoje (15) a exibição da mostra competitiva de longas-metragens brasileiros no Palácio dos Festivais. Equipe e atores cruzam pelo Tapete Vermelho às 17h, e o ator Gabriel Leone marcará sua presença gravando as mãos na Calçada da Fama.
Presença canina no Tapete Vermelho
Uma presença será muito especial na passagem da equipe pelo Tapete Vermelho do Festival de Gramado: a Texas, uma cadela de 13 anos da raça boiadeira australiana, de coloração blue heeler, que no filme interpreta Beta, animal que acompanha o personagem Gabriel na produção. É a primeira vez que o tapete recebe uma estrela canina, e também será a primeira vez dela em um evento de cinema.
Texas vem acompanhada de seu tutor e treinador, Luís Zucollo, que preparou e acompanhou o processo de gravação do filme, quando ela tinha 11 anos. Com atuações em comerciais, ações para redes sociais e peças de publicidade, Luís revela que esta foi a grande atuação de Texas, e dele como treinador. “Foram várias diárias seguidas de gravação, num clima extremo, praia, ilha, atravessamos o mar aberto, canal. Pelo fato da Texas ser minha cachorra foi muito desafiador, por ter um cuidado de filho mesmo, mas eu sabia que ela estava preparada”, afirma Zucollo.
O treinador/tutor relembra de um dia em que tiveram que enfrentar o mar agitado para ir até uma locação. “Tivemos que atravessar mar aberto, todos estavam preocupados com a Texas, achando que não ia dar certo, que teria que suspender a parte com ela. No dia o mar estava muito agitado, as ondas quebrando muito forte no barco, e ela foi dormindo o trajeto inteiro, mesmo não sendo fãs de água ela estava em segurança ali dentro do barco junto comigo, ficou tranquilíssima”, conta ele.
Noite de Kikito de Cristal e homenagem ao cinema alemão
A quinta-feira (15) será de homenagem e reconhecimento ao cinema alemão, em celebração ao ano do bicentenário da imigração alemã ao Rio Grande do Sul. À tarde, às 14h, Mariëtte Rissenbeek, Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre os anos de 2019 e 2024, participa da coletiva de imprensa como homenageada com o Kikito de Cristal da 52ª edição do Festival de Gramado. Mais tarde, ela passa pelo Tapete Vermelho antes de receber, no palco do Palácio dos Festivais, a honraria, que neste ano passou a ter status global.
Após a entrega do Troféu Kikito de Cristal haverá uma sessão fora de competição, do longa alemão ‘Filhos de Bach’, de Ansgar Ahlers. A sessão especial acontece em reconhecimento às sete décadas de atuação da German Films, organização dedicada à promoção do cinema alemão no mundo. O filme é uma coprodução Brasil e Alemanha, com nomes como Aldri Anunciação, Dhonata Augusto e Marília Gabriela no elenco.
Coletiva de imprensa: 15 de agosto (quinta-feira), às 14h, na Cristais de Gramado com mediação da jornalista Flávia Guerra (exclusiva para credenciados no evento). Haverá transporte saindo da Sociedade Recreio Gramadense, às 13h15, é necessário colocar nome na lista disponível no balcão de imprensa.
Durante o evento, Mariëtte Rissenbeek vai realizar o rito de confecção do troféu que será entregue ao homenageado com o Kikito de Cristal em 2025.
Alunos do Educavídeo tem hoje encontro com o padrinho Nelson Diniz
Na tarde desta quinta-feira (15) os alunos participantes do Educavídeo tem um novo encontro com o padrinho do projeto neste ano, o ator e diretor Nelson Diniz. A ideia é proporcionar um momento de troca de experiências e vivências entre o padrinho e os afilhados. O bate-papo acontece às 15h, na sala de debates da Sociedade Recreio Gramadense.
Coletiva com Jorge Furtado será na tarde de sexta-feira (16)
O Troféu Eduardo Abelin desta edição será entregue a Jorge Furtado, um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre.Nas grandes telas foi o responsável por alguns dos melhores curtas do cinema nacional, como “O dia em que Dorival encarou a guarda” (1986), “Barbosa” (1988) e, principalmente, “Ilha das Flores” (1989). A estreia em longas foi com “Houve uma vez dois verões” (2002) e com “O Homem que Copiava” levou mais de 600 mil espectadores aos cinemas.
Coletiva de imprensa: 16 de agosto (sexta-feira), às 14h, no Hotel Buona Vitta, com mediação da jornalista Maria do Rosário Caetano (exclusiva para credenciados no evento). Haverá transporte saindo da Sociedade Recreio Gramadense, às 13h15, é necessário colocar nome na lista disponível no balcão de imprensa.
Homenagem: 16 de agosto (sexta-feira), às 18h, Palácio dos Festivais.
‘Esclerosada Não é a Vó’ tem sessão especial e gratuita amanhã (16)
O curta-metragem ‘Esclerosada Não é a Vó’ será exibido em sessão especial e gratuita nesta sexta-feira (16), às 11h, no Palácio dos Festivais. A produção é realização da ONG Vivendo Além da Esclerose e da Filmes de Junho Produtora, com coprodução da Finish Produtora e da Salas Filmes e apoio cultural da Novartis e da AME – Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose.
O documentário é um instrumento de conscientização e mobilização. A produção retrata Aline, Bruna, Erenice e Marcia, que revelam – como paciente ou como familiar cuidadora – seus cotidianos para lidar com condições crônicas. E tudo isso no papel de mulher numa sociedade machista, misógina, racista e capacitista.
O documentário apresenta acessibilidade plena: Libras, LSE e Audiodescrição ao mesmo tempo. Essa característica é um dos diferenciais da produção e uma experiência especial para quem assiste o filme.
Esclerosada Não é a Vó recebeu o Cisne de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Curtas-Metragens de Santo Ângelo (RS) e participou da Categoria Especial no Festival Guarnicê, do Maranhão. O filme também já conquistou sua primeira exibição internacional durante o 8º Festival Nicaragüense de Cine y Audiovisuales e na Grécia, no Festival Internacional Reflexão da Deficiência na Arte.
BB ASSET realiza sorteio de ingressos para noite de premiação
Entre os copatrocinadores do 52º Festival de Gramado, o BB ASSET está com uma ativação da marca na Praça Major Nicoletti, ao lado da Rua Coberta. No estande é possível fazer um cadastro ou seguindo a página do BB ASSET no Linkedin, com isso o participante ganha um café ou chocolate quente, e fica credenciado a participar do sorteio de um par de ingressos para acompanhar a cerimônia de premiação no sábado (17).
ACONTECEU NO FESTIVAL
Vera Fischer parou Gramado
Atriz causou furor no Tapete Vermelho, ao receber o Troféu Cidade de Gramado
A noite da última quarta-feira (14) já está imortalizada na história do Festival de Gramado. Vera Fischer foi homenageada com o Troféu Cidade de Gramado, a mais jovem honraria entregue pelo evento, dada pela primeira vez em 2012, para a atriz Eva Wilma. A catarinense de 73 anos é uma das maiores personalidades da TV, do teatro e do cinema no Brasil. Estreou como atriz no filme “Sinal Vermelho: As Fêmeas” (1972), de Fauzi Mansur. Depois fez “A Super Fêmea” (1973) e “Anjo Loiro” (1973). Sua atuação em “Intimidade” (1975), de Perry Salles e Mike Sarne, lhe rendeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Em sua fala, Vera ressaltou seu apreço pela realização do Festival neste ano, após os desastres climáticos de maio, que assolaram o estado. “Fico tão feliz que vocês conseguiram manter esse festival. É um ato de resistência. É bonito ver esse festival acontecendo depois de tudo. O cinema traz um sopro de alegria, de vida, de superação. É um ato de fé que eu aplaudo. Fico muito honrada e muito orgulhosa de receber o prêmio neste ano tão especial, em que teve tanto sofrimento”, afirmou a atriz.
PROGRAMAÇÃO
15 DE AGOSTO DE 2024 (QUINTA-FEIRA)
Mostra Sedac Cinema Acessível | Site do Festival de Cinema de Gramado
Legalidade, de Zeca Brito
Uma carta para papai noel, de Gustavo Spolidoro
Céu aberto, de Elisa Pessoa
11h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Debate do filme Filhos do mangue, de Eliane Caffé
14h| Palácio dos Festivais
Mostra SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos
Um corpo só, de Carlos Nazário (Cacá Nazario)
14h| Conexões Gramado Film Market | Museu do Festival de Cinema de Gramado
Painéis:
Economia da Atenção, com Fernando Cabral
Roteiros Independentes e Inteligentes, com Jorge Furtado
Marketing Audiovisual, com Felipe Boclin
Audiovisual, Indutor da Economia Criativa, com as Film Commission’s RS
* Prêmio SIAV 40 anos para a "Melhor locação do Rio Grande do Sul” 2024.
15h| TVE
Debate da sessão 3 da Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa
16h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Debate do filme Um corpo só, de Carlos Nazário (Cacá Nazario)
17h| Abertura do Tapete Vermelho
18h| Palácio dos Festivais
Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros
Barba ensopada de sangue, de Aly Muritiba
Homenagem Entrega do Troféu Kikito de Cristal a Mariëtte Rissenbeek
Sessão hors-concours
Filhos de Bach, de Ansgar Ahlers
19h| Canal Brasil
Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros
Ressaca, de Pedro Estrada
A menina e o pote, de Valentina Homem
Ana Cecília, de Julia Regis
20h20| Canal Brasil
Mostra competitiva de longas-metragens documentais
Clarice Niskier - Teatro dos Pés a Cabeça, de Renata Paschoal
22h| TVE
Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa
Entrega, de Luiz Azambuja e Pedro Presser
Noz Pecã, de Aline Gutierres
Está tudo bem, de Rodrigo Herzog
Envergo mas não quebro, de Tatiana Sager
16 DE AGOSTO DE 2024 (SEXTA-FEIRA)
Mostra Sedac Cinema Acessível | Site do Festival de Cinema de Gramado
Legalidade, de Zeca Brito
Uma carta para papai noel, de Gustavo Spolidoro
Céu aberto, de Elisa Pessoa
8h30| Palácio dos Festivais| Reprise | Barba ensopada de sangue, de Aly Muritiba
9h30| Cinema nos Bairros / Mostra Infantil Petrobras / Eco Cinema | EMEF Maximiliano Hahn (R. Cerro Largo, 80 - Carniel)
Auts e Stella, de Renato Barreto
Perlimps, de Alê Abreu
10h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Debate do filme Barba ensopada de sangue, de Aly Muritiba
10h| Conexões Gramado Film Market | Museu do Festival de Cinema de Gramado
III Mostra de Realidade Virtual
Mostra de Games
Capacitação: Coproduções Internacionais, com Antonio Saura, Patricia Della Nina e Letícia Maria Godinho
11h| Palácio dos Festivais
Exibição especial Esclerosada Não é a Vó, de Erenice de Oliveira, Marcia Denardin e Luiz Alberto Cassol
14h| Palácio dos Festivais
Mostra SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos
Infinimundo, de Bruno Martins e Diego Müller
14h| Conexões Gramado Film Market | Museu do Festival de Cinema de Gramado
Capacitação: Realidade Virtual & Inteligência Artificial, com Alberto Moura e Ranz Enberger
15h| TVE
Debate da sessão 3 da Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa
16h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Debate do filme Infinimundo, de Bruno Martins e Diego Müller
17h| Abertura do Tapete Vermelho
18h| Palácio dos Festivais
Homenagem Entrega do Troféu Eduardo Abelin a Jorge Furtado
Sessão hors-concours Filme de encerramento
Virgínia e Adelaide, Yasmin Thayná e Jorge Furtado *Sessão com audiodescrição
Cerimônia de premiação
Prêmio SEDAC / IECINE de longas-metragens Gaúchos
Entrega do Prêmio Leonardo Machado e Prêmios IECINE
20h20| Canal Brasil
Mostra competitiva de longas-metragens documentais
Poemaria, de Davi Kinski
17 DE AGOSTO DE 2024 (SÁBADO)
Mostra Sedac Cinema Acessível | Site do Festival de Cinema de Gramado
Legalidade, de Zeca Brito
Uma carta para papai noel, de Gustavo Spolidoro
Céu aberto, de Elisa Pessoa
10h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Debate do filme de encerramento: Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thainá e Jorge Furtado
10h| Conexões Gramado Film Market | Sociedade Recreio Gramadense
III Mostra de Realidade Virtual
Mostra de Games
21h| Palácio dos Festivais
Cerimônia de premiação
Entrega do Troféu Kikito nas categorias longas-metragens brasileiros, longa-metragem documental e curtas-metragens brasileiros.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine - agência nacional de cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.
Sala de Imprensa: Se você tem interesse em receber os conteúdos e atualizações do Festival de Cinema de Gramado pelo WhatsApp, clique neste link e entre para o grupo de imprensa do evento.
Festival de Cinema de Gramadowww.festivaldegramado.net
www.facebook.com/festivaldecinemadegramado
Instagram: @festivaldecinemadegramado
YouTube: https://www.youtube.com/festivaldegramado
Assessoria de Imprensa
Pauta – Conexão e Conteúdo | +55 51 999927654 | www.pautaassessoria.com.br
Equipe
Coordenação Geral: Vera Carneiro – vera@pautaassessoria.com.br - 51 99696 0909
Atendimento: Luis Cunha - luis@pautaassessoria.com.br - 51 99472 9559