Loader Logo Pauta
Fechar

Boletim 50º Festival de Cinema de Gramado - 14 de agosto, domingo

15 de ago . 2022 Danúbia Schaulet

Marcos Palmeira recebe o Oscarito: “Se hoje estou aqui e continuo trabalhando devo muito a Gramado”

A popularidade do personagem Zé Leôncio da novela Pantanal selou a consagração de Marcos Palmeira no Festival de Cinema de Gramado. Ovacionado pelo público em sua caminhada pelo tapete vermelho e depois, mais uma vez, dentro do Palácio dos Festivais, o ator recebeu na noite deste sábado (13) o troféu Oscarito.

Aplaudido de pé, o homenageado recebeu o troféu das mãos da presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk e frisou a importância da cultura, do turismo e do meio ambiente para transformações sociais. Ativista ambiental, Palmeira lembrou que foi na sua imersão em meio a índios isolados no Pará que sua vocação para a interpretação ficou mais evidente ao contar histórias do “homem branco” para a comunidade.

“Eu estou muito emocionado e só tenho a agradecer. Aqui eu me lembrei de uma coisa, quando eu fazia teatro, o Fauzi Arap dirigia uma peça, eu era bem jovem, e eu tinha uma dor nas costas e ele me disse ‘Marquinhos, se liberta desse velho, traz a criança’. Acho que hoje com esse prêmio estou fazendo conexão com essa criança. Obrigado Gramado!”, agradeceu.

Nascido e criado em uma produtora de cinema, ele  já atuou em mais de 40 filmes e foi premiado em Gramado com dois Kikitos: Melhor Ator Coadjuvante por Barrela-Escola de Crimes (1990), de Marco Cury, e Melhor Ator por Dedé Mamata (1988), de Rodolfo Brandão.

Recentemente em 2015, na edição de número 43 do festival, ele esteve em Gramado para acompanhar a homenagem a seu pai, Zelito Viana, que ganhou o troféu Eduardo Abelin, honraria que reconhece diretores, produtores e técnicos pelo trabalho desenvolvido em prol do cinema brasileiro.

Antes de passar pelo tapete vermelho, o homenageado da noite conversou com a imprensa durante a tarde de sábado em coletiva oficial do evento e lembrou a relevância do evento para sua longa e aplaudida carreira: “Gramado é tão importante na minha vida, o Festival já me deu tantas coisas. Se hoje estou aqui e continuo trabalhando devo muito a Gramado. Me faz ter uma reflexão profunda da minha própria vida”.

Primeiros premiados da 50ª edição serão conhecidos nesta noite

A noite deste domingo será marcada pela entrega dos primeiros prêmios da edição de 50 anos do Festival de Gramado. A cerimônia do Prêmio Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos - Mostra de Curtas Gaúchos, acontece às 22h30, após o fim da exibição do longa extrangeiro “El Camino de Sol”, e terá a participação especial do ativista social e MC da cultura Hip Hop, Rafa Rafuagi, 

São 17 curtas-metragens disputando 11 categorias: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva. 

Mas antes da premiação, a partir das 13h15, o Palácio dos Festivais terá a segunda etapa da exibição dos curtas participantes da mostra, e em seguida, na Recreio Gramadense, acontece o momento de debate com a equipe dos filmes.

A premiação terá transmissão pela televisão e pelo site do Festival. Os gaúchos poderão acompanhar a cerimônia pela TV Assembleia e, também, pela TVE-RS. 

--- Após a premiação será enviado um BOLETIM EXTRA com a relação dos vencedores. ---

Debates dos filmes em competição movimentam as manhãs do Festival

Uma conversa animada e bem-humorada foi o que se viu no debate longa brasileiro do diretor Angelo Defanti, “O Clube dos Anjos”. Com grande elenco e numa adaptação do primeiro romance de Luis Fernando Verissimo, produtores e parte dos atores deliciaram a plateia com falas sobre bastidores das filmagens. Defanti resumiu o filme como uma reunião de “grandes atores que têm a interação como ponto forte”. Para concretizá-lo, levou nove anos burilando o roteiro, três semanas em Porto Alegre para rearticular a obra de Verissimo e quatro semanas e meia de filmagens. O resultado desta coprodução - 80% brasileira e 20% portuguesa - pelas reações do público no debate, se mostra exitoso. Na conversa sobre o longa uruguaio “9”, que aborda as pressões sofridas por um jovem jogador de futebol bem-sucedido, o diretor Martin Barrenechea, enfatizou a plateia que buscou “resgatar o humano no filme, o aspecto mais sensível da figura do jogador”.

Mostra de Documentários Brasileiros segue com exibições no Canal Brasil

A Mostra Competitiva de Longas-Metragens Documentais é uma das novidades desta edição. Composta por cinco filmes, selecionados pelos curadores Dira Paes, Marcos Santuario e Soledad Villamil, as sessões ocorrem pelo Canal Brasil e pelo Globoplay, sempre às 20h. Exibidos desde a última sexta-feira, 12, as sessões da mostra seguem e, hoje, será exibido o longa “Elton Medeiros - O Sol Nascerá", de “Pedro Murad”, seguido de “O Destino Está na Origem”, na segunda,  e “Eu Nativo”, que finaliza as exibições da mostra na terça-feira, 15.

Escolhido pelo júri formado pelo fotógrafo Gilberto Perin e pelos cineastas Edu Felistoque e Susanna Lira, o vencedor será exibido no Palácio dos Festivais como filme de encerramento da edição na próxima sexta-feira, 20. 

Mostra Universitária tem exibição hoje

A quinta edição da Mostra Universitária, parceria entre o Gramado Film Market com o Coletivo SIGMA, será exibida hoje, a partir das 16h30, no Teatro Elizabeth Rosenfeld. Os cinco filmes participantes, “A Melhor Versão de Mim”, “Um Arquivo Dois Ofícios”, “Icaro”, “O Templo do Rei” e “O Vazio que Atravessa”, também serão exibidos simultaneamente na TVE-RS e na plataforma de streaming Sulflix.

O público pode premiar o Melhor Curta-Metragem Universitário por meio do voto popular. A votação acontece no site do Festival (https://www.festivaldegramado.net/). O vencedor será conhecido no dia 20, durante a Cerimônia de Premiação.

Segunda tem coletiva com Joel Zito, homenageado com o Troféu Eduardo Abelin

O cineasta Joel Zito de Araújo, que será agraciado nesta edição de número 50, com o Troféu Eduardo Abelin, participa nesta segunda-feira, às 14h, no Museu do Festival de Cinema (Palácio dos Festivais) de uma coletiva de imprensa. A premiação acontece à noite no Palácio dos Festivais. O Troféu Eduardo Abelin é uma homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro.

Criadores de conteúdo do TikTok desfilam no Tapete Vermelho

Uma das novidades do 50º Festival de Cinema de Gramado foi a parceria com o TikTok para a realização da Mostra #FestivaldeCurtas. O projeto, que estimulava cineastas e criadores de conteúdo a pensar novas maneiras de produção do audiovisual, recebeu 2931 inscrições e premiou o curta “Casa Cheia”, de Kaique Souza Dias. O filme está sendo exibido no Tapete Vermelho durante todo o período do Festival.

Além de Kaique, estiveram presentes, em Gramado, outros finalistas da competição, como Carolinna Baiocchi de Oliveira Carneiro, Matheus Hummel Margon, Renato Augusto do Nascimento, Felipe Silva Julian, Vitor Fernando do Nascimento Lima, Ana Júlia de Oliveira Pinto, Marcela Montellato Franco do Amaral, Vitorya Matheus Rodrigues e Mateus Sodré. Este último produzindo conteúdo para os canais digitais da TCL, copatrocinadora do evento.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 14 DE AGOSTO

10h – Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior

Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates

13h15 – Prêmio Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos
Mostra de Curtas Gaúchos

Local: Palácio dos Festivais

Bloco 3

Madrugada (Rio Grande, Pelotas), de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza / 19’09”

Tudo permanece em constante movimento (Porto Alegre), de Cristine de Bem e Canto / 07’01”

Nação preta do Sul – O Curta (Porto Alegre), de Nando Ramoz e Gabriela Barenho / 24’59”

A diferença entre mongóis e mongolóides (Porto Alegre, Canoas),de Jonatas Rubert / 04’41”

Bloco 4

Mby’á nhendu – o som do espírito Guarani (Porto Alegre, Maquiné e Camaquã),de Gerson Karaí Gomes / 18’20”

Fagulha (Porto Alegre), de Jéssica Menzel e Jp Siliprandi / 07’58”

Sintomático (Porto Alegre), de Marina Pessato / 04’05”

O abraço (Porto Alegre), de Gabriel Motta / 17’36”

Mora (Porto Alegre), de Sissi Betina Venturin / 10’51”

14h – Oficina: II MERCADO AUDIOVISUAL ENTRE FRONTEIRAS (2º encontro)

Local: Hotel Laghetto Stilo Vita  

Documentário Entre Fronteiras - Laboratório de desenvolvimento

Ministrante: Axel Monsu (Argentina)

15h – HUB UNIVERSIDADES / Gramado Film Market

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

PAINEL: “GAMES, formação & oportunidades rompendo fronteiras” com Chico Pereira - Feevale, Mônica Faria - UFPEL, Sergio Nesteriuk - Anhembi-Morumbi. Mediação de Aleteia Selonk - PUCRS e Forcine Sul.

16h30 - HUB UNIVERSIDADES/V MOSTRA DE FILMES UNIVERSITÁRIOS/Gramado Film Market

Exibição simultânea TVE RS, Youtube/Festival e plataforma SULFLIX.

A melhor versão de mimde Kallyo Aquiles / 22’

Ícaro, Wesllen Machado / 9’

O templo do rei, Veronica Cabral / 5’

O vazio que atravessa, Fernando Moreira / 22’

Um arquivo, dois ofícios, Maria Julia Andrade / 29’

16h30 – Debate dos Curtas Gaúchos

Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates

17h - Espaço Destino Cinema Gaúcho - Poa Film Commission - Iecine/SEDAC

Local: Recreio Gramadense
- Lançamento Espaço Destino Cinema Gaúcho - Poa Film Commission - Iecine/SEDAC

- Encontro das delegações internacionais: INAP (Paraguai) e IAAviM (Argentina) e apresentação do Crea+PY - Paraguai, com Osvaldo Ortíz Faiman (Crea+PY) e Ricardo Arriola (INAP)


17h – Abertura da Rua Coberta

18h – Mostras Competitivas
Local: Palácio dos Festivais

Ímã de geladeira (SE),nde Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo / 19’55”

Noites alienígenas (AC),d e Sérgio de Carvalho / 80’20”

O elemento tinta (SP), de Luiz Maudonnet e Iuri Salles / 09’29”

El camino de Sol (México), de Claudia Sainte-Luce / 77’17”

20h – Mostra Competitiva de Documentários

Local: Canal Brasil

Elton Medeiros – o sol nascerá (RJ),de Pedro Murad / 80’01”

22h30 – Cerimônia de Premiação

Local: Palácio dos Festivais

Entrega do Troféu Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas


PROGRAMAÇÃO DO DIA 15 DE AGOSTO

9h – Reprise 

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

Noites alienígenas (AC),d e Sérgio de Carvalho / 80’20”

El camino de Sol (México), de Claudia Sainte-Luce / 77’17”

9h – ESPAÇO ENTRE FRONTEIRAS 

Local: Hotel Laghetto Stilo Vita  

PAINEL: “O mundo jurídico Entre Fronteiras: Direitos autorais, patrimoniais e gestão coletiva”  Mediação: Henrique de Freitas Lima (Presidente da DBCA - Diretores Brasileiros de Cinema e Audiovisual, Brasil) com Marcelo Nastri - (ARGENTORES, Argentina)  

10h – Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior

Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates

14h - Mostra Competitiva de Longas-Metragens Gaúchos

Local: Palácio dos Festivais

Campo Grande é o céu (Mostardas), de Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux / 71’24”

14h – SNAV Apresenta

Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates

O investimento em Audiovisual no Brasil: uma análise dos últimos anos. Com Gustavo Lopes - Secretário Nacional do Audiovisual e Musa Assunção – Coordenadora-Geral de Inovação e Infraestrutura Audiovisual

14h - ENCONTROS ENTRE FRONTEIRAS

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

Show de abertura REVERBA TRIO com apresentação de Camila Diesel 

“A Rede Audiovisual Entre Fronteiras - Políticas públicas e trocas culturais"  Mediação: Zeca Brito (Iecine-RS, Brasil) com Christian Gayoso (INAP, Paraguai), Mario Giménez (IAAviM, Argentina), Marcio Migliorisi (INCAU, Uruguai).

15h – SNAV Apresenta

Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates

O Direito Autoral nas obras audiovisuais com Jéssica Lima - Secretária Nacional de Direitos Autorais e Gustavo Lopes - Secretário Nacional do Audiovisual.

15h - ENCONTROS ENTRE FRONTEIRAS

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

"A Circulação do Audiovisual no Mercosul"

Mediação: Letícia Friederich (Boulevard Filmes, Brasil) com Mariana Fried (Mirá IAAviM, Argentina), Nico Valdés (Circular Media, Uruguai) e Claudia Cattebeke (Filmagic, Paraguai).

15h40 - ENCONTROS ENTRE FRONTEIRAS

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

"O Sul como destino; Legislações, Audiovisual e Turismo" Mediação: Joana Braga (Poa Film Commission, Brasil)  com Carlos Alves (Rede Record, Brasil), Guillermina Villalba (Secretaria Nacional de Cultura, Paraguai), Ana Luíza Azevedo (Casa de Cinema de Porto Alegre, Brasil)

16h – Debate dos Longas Gaúchos

Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates

16h30 - ENCONTROS ENTRE FRONTEIRAS

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

"HBO MAX APRESENTA: Por que o Streaming está conquistando os talentos no Brasil?" Mediação: Mariana Abascal (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Brasil) com Monica Albuquerque (Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, Warner Bros. Discovery Latin America, Brasil) e Murilo Rosa (ator e host de A PONTE: THE BRIDGE BRASIL, HBO Max, Brasil)

17h - ENCONTROS ENTRE FRONTEIRAS

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

"Co-produção Independente Sem Fronteiras” Mediação: Giovani Borba (II MAEF, Brasil) com Gerardo Herrera (Tornasol, Espanha), Sara Silveira (Dezenove Som e Imagem Produções, Brasil) e Mariza Leão (Morena Filmes, Brasil).

17h – Abertura da Rua Coberta

18h – Mostras Competitivas

Local: Palácio dos Festivais

Tekoha (SP), de Carlos Adriano / 14’15”

O pastor e o guerrilheiro (DF), de José Eduardo Belmonte / 115’03”

Entrega do Troféu Eduardo Abelin para Joel Zito Araújo

Serrão (MG), de Marcelo Lin / 18’36”

O último animal (Portugal, Brasil), de Leonel Vieira / 109’14”

20h – Mostra Competitiva de Documentários

Local: Canal Brasil

O destino está na origem (GO), de Pedro de Castro Guimarães / 71’01”

22h – Prêmio Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos / Mostra de Curtas Gaúchos

Local: TVE - RS

Nós que fazemos girar (Porto Alegre), de Lucas Furtado / 20’11”

Sinal de Alerta Lory F (Porto Alegre), de Fredericco Restori / 18’53”

Drapo A (Encantado), de Alix Georges e Henrique Lahude / 18’40”

Possa Poder (Porto Alegre),  de Victor Di Marco e Márcio Picoli / 19’13”

Ministério do Turismo e Claro apresentam o 50° Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Tônica Antarctica. Copatrocínio: TCL, Vero - A maquininha do Banrisul. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Naymovie, Miolo Wine Group, Prawer Chocolates, Johnnie Walker e Tanqueray e Cristais de Gramado. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Transporte Oficial: Kia. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, SIAV RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

IMAGENS PARA A IMPRENSA (fotos, vídeos e trailers)

As fotos e os trailers dos filmes estão disponíveis para uso da imprensa em 

https://www.pressphoto.com.br/50-festival-de-cinema-gramado-2022/Preparativos/

Acompanhe o Festival de Cinema de Gramado

Twitter - @cinemadegramado

Instagram - @festivaldecinemadegramado/

Site: www.festivaldegramado.net

Facebook - /festivaldecinemadegramado/

Youtube: www.youtube.com/user/festivaldegramado

Assessoria de imprensa:

Pauta – Conexão e Conteúdo | (51) 9.9992.7654 | www.pautaassessoria.com.br 

Coordenação - Vera Carneiro (vera@pautaassessoria.com.br)

Atendimento - Luis Henrique Cunha (luis@pautaassessoria.com.br)

Atendimento - Bianca Carneiro (bianca@pautaassessoria.com.br)

Atendimento - Melissa Hugentobler (melissa@pautaassessoria.com.br)

Conteúdo - Danúbia Schaulet, Rosana Orlandi e Luciano Alfonso 

Foto oficial:

Pressphoto - https://www.pressphoto.com.br/ 

Edison Vara

Flávio Moreira

Cleiton Thiele