Loader Logo Pauta
Fechar

Abertura da Casa Memória e Cultura é celebrada

27 de jun . 2019

O cenário cultural de Porto Alegre celebra a abertura da Casa Memória e Cultura Unimed Federação/RS. A cerimônia de inauguração do espaço - na manhã da quarta-feira, 26 de junho - reuniu personalidades da área médica, histórica, cultural, museológica e imprensa, que pode conferir a Casa antes da abertura ao público. 

Com visitação gratuita - de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h -,  a Casa Memória e Cultura tem no andar térreo a exposição permanente sobre a história da Unimed Federação/RS - em âmbito nacional e regional. No andar superior: sala multifuncional, espaço para exposições temporárias, palestras e oficinas, que na abertura recebe a mostra Homo Machina nos 500 anos pós Leonardo da Vinci, com obras assinadas pelo escultor e cirurgião plástico Paulo Favalli, com uma peça criada exclusivamente para a Casa em homenagem ao artista  renascentista.

O presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, explicou que o processo de seleção do material iniciou despretensiosamente há quase 10 anos. “Separamos documentos, atas e registros importantes. De dois anos para cá formamos uma equipe especializada, para que pudéssemos reconstruir de forma profissional a história da Federação”, contou May. “A Casa foi pensada não só para a Unimed. Entendemos a importância do passado, das artes e da cultura e queremos eles inseridos no dia a dia. Essa Casa é para isso!” completou o presidente. 

Também presente na ocasião, o Secretário da Cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse, afirma que a abertura da Casa Memória e Cultura é motivo de júbilo para profissionais que trabalham no meio cultural, “quem não valoriza e reconhece seu passado não tem elementos para projetar o futuro”, destacou. Representando o Governo do Estado, o diretor de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura, Eduardo Hahn,  comentou que em um momento de valorização da tecnologia, novas áreas para valorização cultural devem ser exaltadas. “Todos os documentos e dados aqui preservados fazem a continuidade da história”, finalizou. 

Casa Memória e Cultura Unimed Federação/RS

Rua Santa Terezinha, 263 - Bairro Farroupilha

Visitas mediadas: 12h às 18h - segunda a sexta-feira

Horário de pesquisa: mediante agendamento

Entrada gratuita 

Informações: 51 3395-9599 | memoria@unimedrs.coop.br