Loader Logo Pauta
Fechar

A maior pizza do Brasil é gaúcha

30 de ago . 2019

Organizado pela Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS), o preparo da maior pizza do Brasil chamou a atenção hoje durante a Expointer. O pizzaiolo Peterson Secco, de Canela, quebrou sua própria marca e atualizou o feito ao fazer uma pizza de 3,46 metros de diâmetro e 167 kg. 

A equipe de cerca de 15 pizzaiolos começou o trabalho ontem por volta das 15h na produção da massa. Em alusão à Expointer e ao tradicional costelão, a pizza sabor cinco queijos (muçarela, gouda, gorgonzola, parmesão e requeijão) foi assada por seis horas na brasa de lenha. Foram utilizados 60 quilos de queijo, 20 litros de molho de tomate e 35 quilos de tomates fatiados distribuídos sobre a massa. 

Graças ao tamanho, um dos pizzaiolos precisou utilizar uma estrutura de rappel para acessar o centro da pizza. Coordenada por Peterson que tem um extenso currículo de cursos e títulos, a equipe contou com profissionais de Canela, Gramado, Campo Bom, Taquara, Rio Grande, Carazinho e Porto Alegre.

“Foi uma experiência muito bacana. Pude colocar toda a minha experiência de anos de estudos em pizza nesse trabalho. Era um grande desafio, apesar da brincadeira do recorde, levamos muito a sério o negócio de fazer pizza. O resultado foi excelente graças ao conhecimento técnico e à qualidade dos queijos dos associados da Apil/RS. Pizzas boas se fazem com bons ingredientes”, salienta Peterson que ainda agradeceu à associação pela estrutura e o convite e à equipe de pizzaiolos que foi voluntariamente participar do feito.

Depois de pronta, a pizza foi distribuída em cerca de 1.200 pedaços e servida pontualmente ao meio-dia. Todo o processo foi homologado pelo Rank Brasil, empresa que atua registrando exclusivamente recordes brasileiros.

Sobre Peterson Secco
Peterson Secco administra três pizzarias em Canela, Abbiamo Fatto, Donnadina e The Petit, e acumula um extenso currículo de pizzaiolo e empresário. Com sede por conhecimento e curiosidade por novas técnicas, o empresário foi colecionando cursos e títulos em competições. Entre suas conquistas estão o título de maior tempo de pizza acrobática do Brasil e um recorde no Guinness Book 2018, no qual Peterson e cerca de 400 pessoas se reuniram em Buenos Aires para fazer 11 mil pizzas em 12 horas. Recentemente, o empresário também participou da Olimpiadi della Vera Pizza Napoletana, em Nápoles na sede da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) concorrendo nas categorias verace pizza napoletana e gourmet.