Loader Logo Pauta
Fechar

Natal da Serra Gaúcha para além das fronteiras

12 de dez . 2019 Luis Henrique Cunha

Criações artísticas com a grife de Gramado e Canela pegam a estrada para novos destinos pelo estado e pelo país.

O Natal da Serra Gaúcha exibe números robustos. São milhões de reais e outras milhões de pessoas que fazem Gramado e Canela prosperarem na época do ano mais esperada por empresários que lucram com a data.

Mas engana-se quem pensa que o Natal da região fica apenas dentro dos limites dos dois municípios vizinhos. Só este ano, por exemplo, a D’arte Multiarte, empresa canelense que tem mais de dez anos de experiência no segmento de entretenimento, irá levar suas criações natalinas para pelo menos oito cidades de cinco estados brasileiros. 

À frente da direção artística dos dois maiores calendários natalinos do Brasil por 15 anos (Natal Luz de Gramado e Sonho de Natal de Canela), a empresa leva suas criações para cidades que almejam construir uma programação natalina exclusiva e autoral, tendo como exemplo a bem sucedida da Serra Gaúcha.

“Sem dúvida Gramado e Canela são uma grife quando falamos de turismo de eventos e entretenimento, especialmente com o tema de Natal. E nós temos uma grande participação nisso. O que percebemos hoje é que outras cidades brasileiras buscam essa grife como uma ferramenta para desenvolvimento do turismo regional”, analisa o diretor da D’arte Multiarte Rodrigo Cadorin. 

Um bom exemplo é Belo Horizonte. Iniciativa de um grupo de empresários, em dezembro a cidade realiza a primeira edição do “Encantos de Natal”, programação que tem como principal atração o espetáculo “Uskoa - O sonho do Papai Noel”, mais uma criação inédita da D´arte. 

Na receita do grande panetone de atrações da empresa, o Natal tem participação em 60% das entradas do caixa. Depois dele vem a Páscoa e em seguida outra datas e demandas como eventos corporativos e espetáculos pontuais, como o “Korvatunturi” e o “Bellepoque”, por exemplo.

No “Natal tipo exportação” da D’arte estão espetáculos, alguns do portfólio e muitos criados sob medida e com exclusividade, cenografias temáticas e humanizações (quando personagens dão vida a cenografias ou fazem intervenções artísticas), tudo totalmente criado e produzido em Canela. 

No total, espalhados pelos estados do Brasil em que a empresa possui produções, cerca de 500 profissionais das mais diferentes áreas (artistas, carpinteiros, produtores, etc) estão envolvidos para dar vida às criações, além dos mais de 200 técnicos que viabilizam o sonho gerado pela equipe da D’arte capitaneada pelos diretores artísticos e sócios Lisiane Urbani e Rodrigo Cadorin. 

Além de Belo Horizonte, a turnê 2019 da empresa passa ainda por Goiânia (GO), Francisco Beltrão (PR), Tubarão (SC), Bento Gonçalves (RS), Gramado (RS), Porto Alegre (RS) e Canoas (RS). Entre os clientes estão empresas e entidades de diferentes segmentos como shoppings centers, hotéis e operadoras de turismo, além de órgãos públicos como prefeituras. A atuação passa ainda por consultorias de projetos, eventos e espetáculos. 


De Canela para o Brasil, alguns dos trabalhos da empresa em 2019:

  • “Parada de Natal” - Shopping Iguatemi Porto Alegre (desde 2017)
  • Espetáculo “Meu Presente de Natal” - ParkShopping Canoas (desde 2017)
  • “Natal Sobre Trilhos” - Maria Fumaça de Bento Gonçalves (desde 2017) 
  • “Natal Branco” e “Um Natal Divertido” - Francisco Beltrão (desde 2016)
  • “Os Boticários da Montanha” - Hotel Casa da Montanha de Gramado (desde 2014)
  • Espetáculo “Korvatunturi” - Gramado (desde 2012)
  • Cenografia “Natal Mágico” - Farol Shopping em Tubarão (4 anos)
  • Espetáculo “Uskoa - O Sonho do Papai Noel” - Encantos de Natal de Belo Horizonte 
  • Espetáculo “Angelis” - Goiânia