Loader Logo Pauta
Fechar

Chef do Wood Hotel, Thomas Cortinaz Silveira, é Melhor Chef da Região das Hortênsias

16 de set . 2019 Bianca Carneiro

O chef Thomas Cortinaz Silveira, do Wood Hotel é o grande vencedor do concurso Melhor Chef da Região das Hortênsias. A prova aconteceu na manhã deste sábado, na Cozinha Experimental do 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Sob os olhos atentos dos três jurados, o chef senegalês e professor no curso de Gastronomia do Senac-Porto Alegre, Mamadou Sène, e os chefs chilenos César Torres e Marcelo Mora, ambos professores no Inacap (Universidade Tecnológica do Chile - Instituto Profissional e Centro de Formação Técnica), os finalistas tiveram uma hora para preparar suas receitas. 

Thomas Cortinaz Silveira, do Wood Hotel, que conquistou o primeiro lugar, apostou em um prato com diferentes camadas. Broa de milho frita recheada com salmão; salsa crioula com milho, pimenta jalapeño e dedo de moça amarela e vermelha, salsinha, cebolinha, azeite e vinho; além de creme de iogurte kefir, legumes grelhados e broto de alho poró desidratado, para conferir crocância. Foi essa a receita que fez com que Thomas levasse para casa a Concha de Cristal, troféu oferecido ao vencedor pela Cristais de Gramado, armários Madesa, um kit da Oxford e presentes do Senac Gramado.  Thomas conta que fez alguns testes durante as últimas duas semanas para ajustar o ponto da receita. “Costumo preparar a massa da broa e resfriar antes de fritar e, também, para servir. Em função do tempo limitado para a prova, precisei me adaptar para fritar e servir quente.  Muita coisa poderia dar errado, esse foi o meu maior desafio, mas fiquei muito feliz com o resultado final. Acho que a miscelânea de sabores agradou”, avalia Thomas 

O chef Mamadou Sène destacou o alto nível da competição. “Foi uma prova equilibrada, difícil de destacar um vencedor. Além disso, a experiência mostra que é possível fazer uma boa comida, de alta gastronomia, com produtos simples. Todos estão de parabéns pela desenvoltura e execução dos pratos”, comenta. 

Cassiano Melo, chef do restaurante Nonno Mio, ficou em segundo lugar e ganhou um kit Oxford  e presentes do Senac Gramado. O chef apresentou um nhoque de milho doce com tucupi, camarões, morcilhas de porco e pimenta. Já Joceli da Silva, do Boreal Rasen Gastro Pub, terceiro colocado, preparou polenta brustolada, milho crocante e espuma de milho com redução de aceto balsâmico, cardamomo e açúcar mascavo, acompanhado por vinagrete de legumes e molho pesto. Joceli também levou para a casa presentes do Senac Gramado. 

O concurso Melhor Chef da Região das Hortênsias é uma promoção conjunta da Abrasel RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), do Senac Gramado e da Gramadotur.