Loader Logo Pauta
Fechar

Evento focado em tecnologia para conservação da biodiversidade acontece em setembro em Belo Horizonte

01 de jul . 2025 Danúbia Schaulet

Nature Experience irá reunir especialistas de diferentes áreas da conservação ambiental nos dias 24 e 25 de setembro no Museu de Ciências Naturais da PUC-MG.

O uso da tecnologia como aliada na conservação da biodiversidade estará em pauta de 24 a 25 de setembro em Belo Horizonte. A primeira edição do evento Nature Experience irá reunir especialistas para abordar o tema em dois dias de imersão no Museu de Ciências Naturais da PUC de Minas Gerais. 

Profissionais da área ambiental como biólogos, consultores, pesquisadores, servidores públicos, representantes de órgãos ambientais e do mercado de carbono participam do evento.

“Esse é um evento inédito no Brasil pensado para quem atua, estuda ou se inspira com a conservação da biodiversidade. A gente vai reunir profissionais de todas as áreas da biologia que utilizam da tecnologia como aliada nos estudos da fauna como bioacústica, drone, câmera trap, DNA ambiental, telemetria e big data em um só lugar. Nosso objetivo é transformar a forma como a gente compartilha conhecimento e protege o que temos de mais valioso, que é a nossa biodiversidade”, explica Juliana Kleinsorge, bióloga, mestre em ecologia manejo e conservação da vida silvestre, sócia fundadora da Log Nature e uma das idealizadoras do evento. 

Sem fins lucrativos, o Nature Experience será 100% sem uso de papel e carbono neutro. 

Programação

A programação de conteúdo irá contar com grandes referências nacionais e internacionais para abordar temas como bioacústica, eDNA, drones, câmeras passivas, monitoramento remoto, GPS, telemetria e Big Data.

Entre os especialistas confirmados estão Henrique Paprocki, Coordenador do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas; Fernanda Abra, PhD em Ecologia e Vencedora do Oscar Verde 2024; Rogério Cunha, PhD em Recursos Florestais e especialista em Ecologia; Fabiano Melo, PhD em Ecologia e Professor Pesquisador na UFV, e Renata Sousa-Lima, PhD em Comportamento Animal. 

“Vamos contar com o apoio de instituições que acreditam e promovem a transformação por meio da conservação da biodiversidade para fazer do Nature Experience mais do que um evento, mas um espaço para trocas, parcerias e soluções”, explica Ana Paula Kleinsorge, sócia da Log Nature e uma das idealizadoras do projeto. 

Além das palestras, a programação também inclui a exibição de duas produções audiovisuais. O filme “Amazônia Adentro”, produzido pela Conservação Internacional e Jaunt VR, será exibido no planetário do museu em três sessões diárias permitindo ao espectador vivenciar a Amazônia de forma imersiva através da projeção em fulldome. 

E no dia 24, acontece a projeção do documentário “Mulheres na Conservação”, projeto idealizado pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa onde são relatadas as trajetórias de mulheres pesquisadoras que se destacam pelo empenho e liderança em projetos de conservação ambiental no Brasil.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site www.natureexperience.com.br. O valor para participar do evento é R$ 450 no primeiro lote. 

O Nature Experience é realizado pela Log Nature, empresa brasileira referência em inovação e atendimento no fornecimento de soluções para pesquisadores da biodiversidade na América Latina.

NATURE EXPERIENCE
Dias 24 e 25 de setembro
Local: Museu de Ciências Naturais da PUC-MG em Belo Horizonte
Programação e inscrições: www.natureexperience.com.br


Para referência
A Log Nature é referência em inovação e atendimento no fornecimento de soluções para pesquisadores da biodiversidade em todo o Brasil e América Latina. Com atuação em três países da América Latina, a empresa é reconhecida por apoiar diretamente projetos de conservação da biodiversidade, promovendo sustentabilidade e avanço científico na área ambiental.