Recados de quem mais acredita na magia do Natal
07 de jan . 2025 Danúbia SchauletCrianças de escolas públicas de Gramado fazem cartas para o público do Nativitaten
Um elemento afetivo e muito especial esteve entre as novidades do Nativitaten do 39ª Natal Luz de Gramado. Além de inúmeros detalhes visuais e técnicos, um toque simples e humano trouxe ainda mais proximidade entre o espetáculo e o público: a entrega de cartas escritas por crianças de escolas da rede pública da cidade. Nas mensagens, boas-vindas aos turistas, desejos de boas festas e palavras de esperança.
A iniciativa foi uma maneira de trazer o show para mais perto do público e de trazer a comunidade gramadense para dentro do show, segundo o diretor do Nativitaten, Heitor Knorst. “Uma das formas que a gente encontrou foi ter as crianças participando, porque elas têm toda essa magia do Natal”, explica.
O projeto consistiu em conversar com a Secretaria de Educação, buscar escolas do município e compartilhar um vídeo em que o próprio Papai Noel convidava os alunos a escreverem cartas de bons sentimentos. “Depois, nós transformamos essa cartinha num cartão postal, que é um presente que a gente dá para o público, um presente singelo, que as pessoas podem prestigiar com a música que toca no momento da entrega: ela fala de que neste Natal nós possamos amar, que nós possamos dar mais sem ter que comprar”, relata.
Mas a participação dos pequenos não se resumiu a isso. Além da atividade de escrita, os autores das cartas escolhidas foram levados, com suas famílias, para assistir ao espetáculo. Eles também foram levados ao palco do Nativitaten, quando puderam ser os protagonistas, ser recebidos pelo Papai e pela Mamãe Noel e tirar fotos com todas as luzes do cenário acesas. “Nossa intenção foi fazer algo especial, pois eles são os nossos artistas”, relata Knorst. Ainda no pacote de homenagens, esteve uma visita ao camarim, em que todo o elenco aplaudiu as crianças.