Boletim 52º Festival de Cinema de Gramado - 10 de agosto, sábado
10 de ago . 2024 Danúbia SchauletFOTOS: FOTOS OFICIAIS. Créditos: Agência Pressphoto
VÍDEOS: VÍDEOS OFICIAIS. Créditos: Clube 885
Oscarito será entregue hoje
Matheus Nachtergaele receberá a honraria em 2024
A noite de hoje será de reconhecimento à carreira de Matheus Nachtergaele. O ator, diretor, roteirista e autor recebe no palco do Palácio dos Festivais o Troféu Oscarito, a mais tradicional honraria, concedida desde 1990, pelo Festival de Cinema de Gramado.
Além do sucesso quando está em frente às câmeras, Matheus mostrou talento também ao dirigir ‘A Festa da Menina Morta’. O longa foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, e para o Festival de Gramado, onde venceu os prêmios de Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Música, Melhor Filme do Júri Popular e Prêmio da Crítica.
Ele ainda possui indicações e vitórias nos mais importantes festivais e premiações do cinema brasileiro e mundial: Festival de Cannes, Prêmios Platino, Festival de Cinema de Lisboa, Uruguay International Film Festival, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival do Rio, Festival de Brasília, Cine Ceará e Cine PE são alguns exemplos.
COLETIVA TROFÉU OSCARITO COM MATHEUS NACHTERGAELE
Coletiva de imprensa: 10 de agosto (sábado), às 14h, no Hotel Buona Vitta.
Homenagem: 10 de agosto (sábado), após exibição de ‘O Clube das Mulheres de Negócios’
O encontro é exclusivo para a imprensa credenciada na cobertura do Festival e convidados do evento. Informações sobre transporte aos jornalistas no balcão de credenciamento.
Tapete Vermelho de sábado será estrelado
O sábado (10) será de muitas estrelas passando pelo Tapete Vermelho do Festival de Gramado. Logo após a abertura, às 17h, a equipe e elenco do filme ‘O Clube das Mulheres de Negócios’, de Anna Muylaert, chegam ao festival. Acompanhando a diretora, parte do elenco deve cruzar o tapete. São aguardados: Luis Miranda, Louise Cardoso, Rafa Vitti, Katiuscia Canoro, Ítala Nandi, Grace Gianoukas, Cristina Pereira, Maria Bopp e Polly Marinho.
Outra passagem muito aguardada pela imprensa e público é a de Matheus Nachtergaele, antecedendo sua homenagem com o Troféu Oscarito.
Já para a sessão hors-concours do primeiro episódio da série ‘Cidade de Deus: A Luta Não Para’, a passagem da equipe deve acontecer após às 20h, e deve contar com nomes como os diretores Aly Muritiba e Bruno Costa, e dos atores Alexandre Rodrigues, Andréia Horta, Kiko Marques e Sabrina Rosa.
Calçada da Fama - hoje quem deixa sua marca é a atriz Andréia Horta. A passagem dela pelo Tapete Vermelho e confecção da placa deve acontecer após às 20h.
Debates dos filmes exibidos é aberto a jornalistas e comunidade
Sala de debates está localizada na Sociedade Recreio Gramadense, local que recebe a secretaria geral do Festival.
Um momento de troca, onde as mais diversas opiniões e perguntas sobre as produções exibidas são expressadas, assim são os debates do Festival de Gramado. Produtores, realizadores e elenco dos filmes em competição são convidados a participar do momento, que é dedicado aos jornalistas e críticos de cinema, mas também é aberto à participação da comunidade.
CONFIRA A AGENDA:
Filme de abertura: Motel Destino. Mediação: Roger Lerina
Dia 10 de agosto, 10h. Recreio Gramadense.
Sessão especial: Cidade de Deus. Mediação: Roger Lerina
Dia 11 de agosto, 11h. Recreio Gramadense.
Longas-Metragens Brasileiros. Mediação: Roger Lerina
Dias 11, 12, 13, 14 e 16 de agosto, 10h. Dia 15, 10 e 11h. Recreio Gramadense.
Curtas-Metragens Gaúchos. Mediação: Giordano Gil
Dias 10 e 11 de agosto, 16h . Recreio Gramadense.
Longas-Metragens Gaúchos. Mediação: Giordano Gil
Dias 12, 13, 14, 15 e 16 de agosto, 16h . Recreio Gramadense.
Filme de encerramento: Virgínia e Adelaide. Mediação: Roger Lerina
Dia 17 de agosto, 10h. Recreio Gramadense.
Prêmio Assembleia Legislativa será entregue na noite de domingo
Além de premiar os melhores curtas gaúchos, a noite terá a entrega do Troféu Sirmar Antunes para Álvaro RosaCosta.
Domingo (11) serão conhecidos os vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas, em cerimônia que acontece no Palácio dos Festivais, após a exibição do longa brasileiro ‘Estômago 2 - O Poderoso Chef’. A solenidade terá transmissão pela TVE e TV Assembleia.
A exibição dos 15 concorrentes acontece em dois blocos (confira abaixo), exibidos nas tardes de sábado e domingo, a partir das 13h, com entrada gratuita. Junto à premiação acontece a entrega do Troféu Sirmar Antunes, entregue desde 2023, a honraria será entregue a Álvaro RosaCosta.
Com atuação reconhecida e premiada nas áreas da música, das artes cênicas e cinema, RosaCosta tem carreira sólida como ator de teatro e cinema e é um dos profissionais mais requisitados na composição de música para o teatro, com produção internacional. Recebeu o prêmio da 15ª Edição da Quadrienal de Praga representando o Brasil por seu trabalho de criação musical para teatro. Fez papéis em filmes importantes produzidos no estado, entre eles “Netto Perde sua Alma”, de Beto Souza e Tabajara Ruas, “Tolerância”, de Carlos Gerbase, “Houve uma Vez Dois Verões”, de Jorge Furtado, e “Meu Tio Matou um Cara”, também de Furtado. Acumula cinco prêmios Açorianos, e cinco prêmios Tibicuera, além de dois prêmios Assembleia Legislativa de Cinema, recebidos no 49º Festival de Gramado.
O Troféu Leonardo Machado e os Prêmios Iecine serão entregues no dia 16 de agosto, durante a premiação dos longas gaúchos.
Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa
Palácio dos Festivais
Sábado - 13h
A Um Gole da Eternidade, de Camila de Moraes e Paulo Ricardo de Moraes
Natal, de Alan Orlando
Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta
Cassino, de Gianluca Cozza
Zagêro, de Victor Di Marco e Márcio Picoli *filme com legenda descritiva
Janeiro, de Boca Migotto
Correnteza, de Diego Müller e Pablo Müller
Não Tem Mar Nessa Cidade, de Manu Zilveti *filme com legenda descritiva
Domingo - 13h
Chibo, de Gabriela Poester e Henrique Lahude
Flor, de Joana Bernardes
Viagem para Salvador, de João Pedro Fiuza
Posso Contar Nos Dedos, de Victória Kmainsk
Entrega, de Luiz Azambuja e Pedro Presser
Noz Pecã, de Aline Gutierres *filme com legenda descritiva
Está tudo bem, de Rodrigo Herzog
Envergo mas não quebro, de Tatiana Sager *filme com legenda descritiva
Mostra de Longas Gaúchos, Curtas e Longas-metragens Documentais iniciam na segunda-feira (12)
Nesta edição a exibição acontece parte no Palácio dos Festivais e parte pela televisão.
Neste ano a exibição dos filmes em competição no 52º Festival de Cinema de Gramado será realizada em parte no Palácio dos Festivais e em parte pela televisão, através do Canal Brasil.
Todos os longas-metragens brasileiros são exibidos à noite, no Palácio dos Festivais. A exibição dos longas-metragens gaúchos, que inicia nesta segunda (12) e segue até sexta-feira (16), acontece sempre às 14h, também no Palácio dos Festivais, com entrada gratuita.
Os demais concorrentes das mostras competitivas - curtas-metragens brasileiros e longas-documentais brasileiros - poderão ser acompanhados pelo Canal Brasil, em sessões televisionadas a partir de segunda-feira, sempre a partir das 20h20.
Mostra Infantil Petrobras e Cinema nos Bairros iniciam dia 12
Sete sessões estão previstas até 16 de agosto.
As mostras paralelas do Festival de Gramado deste ano contam com ainda mais espaço na programação. A Mostra Infantil Petrobras e Cinema nos Bairros iniciam na próxima segunda-feira (12), com sete sessões até 16 de agosto.
As escolas que recebem os filmes são: Mosés Bezzi, Nossa Senhora de Fátima, Henrique Bertoluci Sobrinho, Maximiliano Hahn, Senador Salgado Filho e Presidente Vargas.
Os títulos apresentados na Mostra Infantil Petrobras são: A Baleia Mágica, Auts e Stella, Geração Alpha, O Dia da Inauguração do Mundo, O Micronauta e O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar. Já o Cinema nos Bairros, em parceria com a Globo Filmes, exibirá o longa “Perlimps”, de Alê Abreu, sempre em conjunto com uma das obras da Mostra Infantil.
ACONTECEU NO FESTIVAL
Cerimônia de abertura foi marcada por celebração à retomada dos grandes eventos no Rio Grande do Sul
Autoridades ressaltaram a importância do evento para a cultura no estado depois das enchentes de maio.
Sexta-feira foi marcada pela abertura oficial desta edição do festival. A cerimônia, que aconteceu na Sociedade Recreio Gramadense, contou com a presença de autoridades e apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado.
Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, reforçou a importância de realizar o primeiro grande evento do Rio Grande do Sul depois das enchentes de maio para o estado e para a cidade, que tem 86% de sua economia baseada no turismo. “Este é um ano desafiador, mas um festival que em 52 anos já enfrentou diversas situações sociais, políticas, econômicas como fechamento da Embrafilme, falta de produções nacionais e sempre se encontrou uma forma de realizá-lo, então porque não este ano, se mesmo na pandemia nós ficamos firmes e fortes”, afirmou. Ela ainda agradeceu o apoio recebido pelo evento pelos setores público, em todas as instâncias, e privado através de patrocínios.
O Secretário Adjunto de Estado da Cultura Benhur Bortolotto, representou o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e também reforçou a importância de um evento cultural neste momento para o estado: “a Secretaria de Cultura está investindo esse ano um milhão e quinhentos mil reais no Festival de Cinema de Gramado, porque a gente entende que, apesar de tudo que aconteceu, que a gente viveu, se a gente quer ter uma economia pulsante, uma economia de impacto social positivo, de igualdade, de promoção da diversidade e uma economia que seja capaz de mostrar o que de melhor nós temos como sociedade, como seres humanos, como cidadãos de um mundo que deixa os preconceitos para trás, de um mundo que tem pensamento crítico forte, nós temos muito, muito que prestigiar as artes”.
O deputado estadual Issur Koch, representante da Assembleia Legislativa do Estado, lembrou do apoio da casa ao cinema através do prêmio concedido aos realizadores de curtas-metragens gaúchos, que acontece há 21 anos. “Esta edição é carregada de simbolismo, uma vez que marca a resiliência dos gaúchos após os eventos climáticos do mês de maio. Por entender que o cinema é uma das formas mais poderosas de expressão artística que temos, capaz de capturar a essência do nosso tempo, é que o parlamento gaúcho apoia produtores, cineastas e atores a cada ano com o Prêmio Assembleia Legislativa - Mostra de Curtas Gaúchos que este ano chega a sua 21ª edição. Nesse sentido, ao mesmo tempo que valoriza o cinema brasileiro, a nossa Assembleia prestigia e impulsiona o talento local, fomentando a economia criativa e colocando nosso estado no mapa das grandes produções cinematográficas”, ressaltou o deputado.
O Ministério da Cultura foi representado pela Secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, que reforçou o apoio do governo federal aos realizadores gaúchos e as medidas já anunciadas para o setor. “Esse festival é um patrimônio da cultura brasileira por mais de meio século, 52 anos, e uma casa do cinema brasileiro. Ele ser realizado esse ano é realmente um farol e motivo de muita alegria para todos nós. Faz um pouco menos de um mês, eu estive em Porto Alegre com a ministra Margareth Menezes e com o secretário-executivo Márcio Tavares para anunciar a retomada futura do Rio Grande do Sul, um pacote de ações emergenciais que foi desenhado pelo Ministério da Cultura para suprir um pouco por parte da cultura da tragédia que deflagrou no estado. Foram muitas ações, e dentre elas também tinham ações do audiovisual, que inclusive já tinham sido anunciadas antes, como a linha de crédito pelo nosso Fundo Setorial do Audiovisual para as empresas, ações para os cineclubes, incentivos pela Lei Rouanet. Então, contem com a gente 100% para essa retomada, para essa reconstrução”, ressaltou.
A Orquestra Sinfônica de Gramado interpretou dez músicas, a performance teve a participação do coral Vozes de Gramado, dos cantores Laura Dalmas e Rafael Gubert como solistas e do gaiteiro e instrumentista Fernando Ávila. No repertório, o tema do Festival de Cinema de Gramado composto por Geraldo Flack; os temas dos filmes Forrest Gump, Os Caça-Fantasmas, O Último dos Moicanos e Saudosa Maloca; a música “Tritsch-Tratsch-Polka”, em celebração ao bicentenário da Imigração Alemã no Brasil; o tema da vitória, em celebração aos 30 anos do piloto Ayrton Senna e os clássicos da cultura gaúcha “Desgarrados”, “Milonga para as Missões” e “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”.
Sala lotada para a o filme de abertura “Motel Destino”
À noite foi a vez do filme “Motel Destino” passar pelo tapete vermelho e abrir a tela do Palácio dos Festivais com sala lotada. O diretor Karim Ainouz não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem exibida durante a apresentação do filme. Os produtores Fabiano Gullane e Janaina Bernardes, os atores Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha representaram o longa em Gramado.
PROGRAMAÇÃO
10 DE AGOSTO DE 2024 (SÁBADO)
Mostra Sedac Cinema Acessível | Site do Festival de Cinema de Gramado
Legalidade, de Zeca Brito
Uma carta para papai noel, de Gustavo Spolidoro
Céu aberto, de Elisa Pessoa
13h| Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa | Palácio dos Festivais
A Um Gole da Eternidade, de Camila de Moraes e Paulo Ricardo de Moraes
Natal, de Alan Orlando
Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta
Cassino, de Gianluca Cozza
Zagêro, de Victor Di Marco e Márcio Picoli *filme com legenda descritiva
Janeiro, de Boca Migotto
Correnteza, de Diego Müller e Pablo Müller
Não Tem Mar Nessa Cidade, de Manu Zilveti *filme com legenda descritiva
16h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa
17h| Abertura do Tapete Vermelho
18h| Palácio dos Festivais
Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros
O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert
Homenagem Entrega do Troféu Oscarito a Matheus Nachtergaele
Sessão hors-concours Lançamento de série
Cidade de Deus - a luta não para, de Aly Muritiba
21h| TVE
Mostra Universitária
11 DE AGOSTO DE 2024 (DOMINGO)
Mostra Sedac Cinema Acessível | Site do Festival de Cinema de Gramado
Legalidade, de Zeca Brito
Uma carta para papai noel, de Gustavo Spolidoro
Céu aberto, de Elisa Pessoa
8h30| Palácio dos Festivais | Reprise | O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert
9h| Conexões Gramado Film Market | Sociedade Recreio Gramadense
Mostra de Games
10h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Debate do filme O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert
11h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Debate sessão hors-concours: Cidade de Deus - a luta não para, de Aly Muritiba
12h| Conexões Gramado Film Market | Museu do Festival de Cinema de Gramado
VII Mostra de filmes universitários
13h| Palácio dos Festivais | Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa
Chibo, de Gabriela Poester e Henrique Lahude
Flor, de Joana Bernardes
Viagem para Salvador, de João Pedro Fiuza
Posso Contar Nos Dedos, de Victória Kmainsk
Entrega, de Luiz Azambuja e Pedro Presser
Noz Pecã, de Aline Gutierres *filme com legenda descritiva
Está tudo bem, de Rodrigo Herzog
Envergo mas não quebro, de Tatiana Sager *filme com legenda descritiva
16h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa
17h| Abertura do Tapete Vermelho
18h| Palácio dos Festivais
Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros
Estômago 2 - o poderoso chef, de Marcos Jorge
Cerimônia de premiação
Prêmio Assembleia Legislativa de curtas-metragens gaúchos
Prêmio Sirmar Antunes
12 DE AGOSTO DE 2024 (SEGUNDA-FEIRA)
Mostra Sedac Cinema Acessível | Site do Festival de Cinema de Gramado
Legalidade, de Zeca Brito
Uma carta para papai noel, de Gustavo Spolidoro
Céu aberto, de Elisa Pessoa
8h30| Palácio dos Festivais | Reprise | Estômago 2 - o poderoso chef, de Marcos Jorge
9h| Conexões Gramado Film Market | Sociedade Recreio Gramadense
Mostra de Games
9h30| Cinema nos Bairros / Mostra Infantil Petrobras / Eco Cinema | Ginásio da EMEF Mosés Bezzi (Rua Altivo Zucoloto, 71 - Várzea Grande
A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira
Perlimps, de Alê Abreu
10h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Debate do filme Estômago 2 - o poderoso chef, de Marcos Jorge
11h| Conexões Gramado Film Market | Museu do Festival de Cinema de Gramado
Capacitação: Roteiros audiovisuais, com Márton Olympio
12h| VII Mostra de filmes universitários | Museu do Festival de Cinema de Gramado
14h| Palácio dos Festivais
Mostra competitiva SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos
Até que a Música Pare, de Cristiane Oliveira
14h| Cinema nos Bairros /Mostra Infantil Petrobras / Eco Cinema | Ginásio da EMEF Mosés Bezzi (Rua Altivo Zucoloto, 71 - Várzea Grande
A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira
Perlimps, de Alê Abreu
16h| Debate | Sociedade Recreio Gramadense
Mostra SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos: Até que a Música Pare, de Cristiane Oliveira
17h| Abertura do Tapete Vermelho
18h| Palácio dos Festivais
Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros
Oeste outra vez, de Erico Rassi
Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros
Maputo, de Lucas Abrahão
Ponto e vírgula, de Thiago Kistenmacker
Castanho, de Adanilo
Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta
A casa amarela, de Adriel Nizer
Via sacra, de João Campos
19h| Canal Brasil
Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros
Maputo, de Lucas Abrahão
Ponto e vírgula, de Thiago Kistenmacker
Castanho, de Adanilo
20h20| Canal Brasil
Mostra competitiva de longas-metragens documentais
Toquinho Maravilhoso, de Alejandro Berger Parrado
22h| TVE
Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa
A Um Gole da Eternidade, de Camila de Moraes e Paulo Ricardo de Moraes
Natal, de Alan Orlando
Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta
Cassino, de Gianluca Cozza
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine - agência nacional do cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.
Sala de Imprensa: Se você tem interesse em receber os conteúdos e atualizações do Festival de Cinema de Gramado pelo WhatsApp, clique neste link e entre para o grupo de imprensa do evento.
Festival de Cinema de Gramadowww.festivaldegramado.net
www.facebook.com/festivaldecinemadegramado
Instagram: @festivaldecinemadegramado
YouTube: https://www.youtube.com/festivaldegramado
Assessoria de Imprensa
Pauta – Conexão e Conteúdo | +55 51 999927654 | www.pautaassessoria.com.br
Equipe
Coordenação Geral: Vera Carneiro – vera@pautaassessoria.com.br - 51 99696 0909
Atendimento: Luis Cunha - luis@pautaassessoria.com.br - 51 99472 955