Loader Logo Pauta
Fechar

Boletim 50º Festival de Cinema de Gramado - 13 de agosto, sábado

15 de ago . 2022 Danúbia Schaulet

Abertura histórica da edição Gramado 50 anos de cinema

Emoção, lembranças e homenagens foi o que autoridades, artistas e público em geral presenciaram na abertura da quinquagésima edição do Festival de Gramado, realizada na tarde da sexta-feira, na Rua Coberta.

Rosa Helena Volk, secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, fez uma viagem no tempo para falar de inúmeras pessoas que colaboraram e fazem parte da história de sucesso de cinco décadas do evento. Ex-prefeitos e ex-presidentes dos festivais foram homenageados e agraciados com o troféu reverência Horst Wolk, representado por um Kikito esculpido artesanalmente em madeira, como eram as primeiras premiações entregues no Festival.

A cerimônia ainda foi marcada pela música. A Orquestra Sinfônica de Gramado fez a abertura do evento com a trilha oficial do Festival de Gramado e finalizou a solenidade apresentando uma sequência de músicas de filmes históricos do festival, como ‘Toda Nudez Será Castigada’, e trilhas de filmes brasileiros.

A solenidade contou com presenças de autoridades como o Secretário Nacional do Audiovisual, Gustavo Chaves Lopes, o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Em noite de emoção, Araci Esteves abre homenagens no Palácio dos Festivais 

A veterana atriz Araci Esteves, que marcou as telas dos cinemas com sua atuação em Anahy de Las Missiones, recebeu na noite de sexta-feira (12) o Troféu Cidade de Gramado abrindo as principais homenagens do evento.

Cercada da família e de amigos como a atriz Sandra Dani, ela foi recebida no tapete vermelho pela atriz e curadora do festival Dira Paes. Araci subiu ao palco do Palácio dos Festivais aplaudida de pé pela plateia e, emocionada, recebeu o troféu das mãos do prefeito Nestor Tissot.

“Este festival é uma festa de trocas, trocas de conhecimento, de opiniões, de concordância, discordância, e um espaço para discussão e reinvindicações”, disse ela emocionada no palco. Moradora de Gramado há seis anos por opção, Araci agradeceu o reconhecimento dando destaque à comunidade da cidade e sua boa recepção com os visitantes. Ela também lembrou do diretor Sérgio Silva, que foi fundamental em sua carreira e faleceu em 2012, e do ator Sirmar Antunes, nome celebrado do cinema gaúcho, que faleceu dia 6 de agosto.

“Muito obrigada à cidade de Gramado por esta homenagem e este troféu tão significativos pra mim. É um privilégio estar aqui recebendo tudo isso. Que o nosso festival de Gramado tenha muitos e muitos 50 anos pela frente!”, encerrou ela.

Marcos Palmeira será homenageado hoje com o Troféu Oscarito

A mais tradicional honraria, concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema de Gramado, será entregue ao ator Marcos Palmeira esta noite.

Com mais de uma centena de trabalhos, incluindo cinema, televisão e teatro, Marcos é um dos nomes mais conhecidos e respeitados no Brasil. Coleciona vitórias e indicações em alguns dos principais festivais de cinema do país e da ibero América, como Prêmio Platino e Emmy. Em Gramado, levou seu primeiro Kikito pelo papel de Alpino, em Dedé Mamata, em 1988. Durante a 43° edição do Festival de Gramado, Palmeira subiu ao palco do Palácio dos Festivais para homenagear seu pai, o cineasta Zelito Viana, que recebia o Troféu Eduardo Abelin. 

“Eu tenho um carinho muito especial por Gramado, é um festival que simboliza muito para quem é do setor, onde tive o prazer de ter alguns dos meus trabalhos reconhecidos. Pude homenagear meu pai e, agora, recebo essa homenagem. Estou muito feliz de poder fazer parte dessa história, ainda mais neste ano especial”, diz o ator.

Debates sobre produções movimentam Festival

O sábado teve lotada a sala de debates dos filmes na Sociedade Recreio Gramadense. O dia começou com a discussão das produções em competição que foram exibidas no Palácio dos Festivais na noite de sexta-feira. O mediador dos debates de curtas-metragens, Roger Lerina,  destacou a fala do protagonista Luis Miguel Bispo Baeta, de “Deus não Deixa”, que tem sua vida exposta no filme numa jornada de autoconhecimento. “Já sofri tanto na minha vida que nada vai me abalar”, disse o protagonista. Já “O Fim da Imagem” levou a discussão da plateia para a questão do bullying nas redes sociais e a validade que muitos jovens buscam neste lugar.

O debate sobre o longa brasileiro “A Mãe”, do diretor Gil Baroni, protagonizado pela atriz Marcélia Cartaxo, destacou para o público que apostou numa dimensão humana da figura da atriz que foi muito generosa no papel. Cartaxo deu voz a questões como das mães da periferia que perdem filhos para a brutalidade social. Outras questões sobre arte, vestuário e técnica envolvendo locações foram tema das discussões. 

Carlos Eduardo Lourenço Jorge, mediador do debate do longa peruano “La Pampa", apresentou o diretor Dorian Fernández e Luiz Pineda, pela realidade social forte e triste dos filmes exibidos na primeira noite, inclusive o do Peru. Fernández enfatizou a origem do seu filme, a partir da avó professora rural, a qual fez um presente e declaração de amor. A temática da exploração sexual na Amazônia peruana, como forma documental e de ficção, levou mais de 1500 pessoas a participar da seleção para o papel de protagonista, conquistado por Luz Pineda, no seu primeiro papel no cinema e com histórico de shows infantis no currículo. Críticos no debate destacaram a importância do papel documental da produção.

Curtas-metragens gaúchos tem exibição neste sábado e domingo

A Mostra Gaúcha de Curtas, conhecida como “Gauchão”, com 17 curtas-metragens concorrentes ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema, está sendo exibida hoje e amanhã à tarde, a partir das 13h15min, no Palácio dos Festivais. A premiação é uma parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Os vencedores serão conhecidos na noite de domingo (14), em cerimônia com a participação especial do ativista social e MC da cultura Hip Hop, Rafa Rafuagi.

Festival de Cinema e Wert promovem a volta da Calçada da Fama com dez artistas em 2022

A Calçada da Fama do Festival de Cinema, que eterniza os grandes nomes do Cinema da América do Sul, está de volta em 2022. Já figuram na calçada artistas como Antônio Pitanga, Maria Zilda, a cantora Sandy, Antônio Fagundes, Luciano Zsafir, Selton Mello, Bárbara Paz, Eva Wilma, entre outros.

Chamada inicialmente de Caminho das Estrelas, a Calçada da Fama em Gramado foi inaugurada em 2007. De lá para cá, dezenas de artistas já tiveram a marca das mãos e assinaturas eternizadas nas placas que figuram nas calçadas e paredes próximas ao Palácio dos Festivais.

A Gramadotur, autarquia que organiza e realiza os eventos públicos de Gramado, em parceria com a empresa gramadense Wert Estada & Co., promovem nesta 50ª edição a inclusão das marcas das mãos e assinaturas de dez artistas que passarão pelo evento em 2022. Nomes como Dira Paes, Marcos Palmeira e Cauã Reymond serão as estrelas deste ano no evento.

“É muito importante para nestes 50 anos do Festival, edição épica e que volta a ser presencial, fazer este registro dos artistas através da Calçada da Fama que eterniza a participação deles nesta edição histórica. E, nesta parceria com a Wert, temos a possibilidade de realizar isso com dez artistas diferentes que vão enriquecer a Calçada da Fama”, destaca a presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk.

“Estamos participando de um momento histórico que é a comemoração dos 50 anos do Festival de Gramado. Poder estar com a Gramadotur e a organização do evento, promovendo esta ação da Calçada da Fama e eternizando os grandes nomes da dramaturgia nacional e internacional é motivo de orgulho para nós da Wert”, destaca o diretor da Wert, Giovani Ghisleni.

O primeiro ato de inclusão na Calçada da Fama em 2022 deve ocorrer no fim da tarde deste sábado, dia 13 de agosto, com o grande homenageado da noite, o ator Marcos Palmeira que receberá também o Troféu Oscarito no Palácio dos Festivais. A cerimônia ocorre no Tapete Vermelho do Festival de Gramado.

Além de Palmeira, também serão eternizados na Calçada da Fama de Gramado, na noite de hoje, a atriz Dira Paes, a produtora Sara Silveira e o ator Otávio Muller.

Fonte: Flávio Prestes

Gramado Film Market começa neste domingo

Este é o sexto ano do Gramado Film Market, espaço dedicado ao mercado de cinema e audiovisual. De volta ao sistema presencial, o evento é dividido em duas etapas: a primeira é a realização do II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura/Iecine em convênio com a Gramatur, e outra é o Conexão Gramado Film Market.

A programação acontece em três locais. O Teatro Elisabeth Rosenfeld, recebe o primeiro painel do Conexão Gramado Film Market neste domingo (14),  às 15h:  “Games, formação & oportunidades rompendo fronteiras”, com Chico Pereira, Mônica Faria, Sérgio Nesteriux e Aletéia Selonk. O Centro Municipal de Cultura e o hotel Laghetto Stilo Vitta recebem as oficinas e atividades do Entre Fronteiras. A programação completa está disponível em www.festivaldegramado.net

Encripta - Em comemoração ao cinquentenário do Festival de Gramado, a Encripta, parceira da realização do Gramado Film Market, está disponibilizando um mês grátis de acesso à plataforma Looke. Para retirar o brinde, é preciso acessar a plataforma através do www.looke.com.br  e digitar o código lookefestivalgramado.

Agradecimento a nomes e entidades que construíram o festival 

Neste domingo (14) à noite, no Palácio dos Festivais, além da premiação da Mostra de Curtas Gaúchos/Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema, ocorre mais um momento de homenagens a instituições e pessoas que colaboraram na construção da história do Festival de Cinema ao longo de seus 50 anos. Claro Gilberto, Edison Vara, Xixo, Romeu Dutra, Remi Pereira e, ainda, o Hotel Serra Azul, a Gramadotur e a Prefeitura de Gramado serão os agraciados com uma placa de agradecimento.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 13 DE AGOSTO

13h15 – Prêmio Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos
Mostra de Curtas Gaúchos

Local: Palácio dos Festivais

Bloco 1

Nós que fazemos girar (Porto Alegre), de Lucas Furtado / 20’11”

Sinal de Alerta Lory F (Porto Alegre), de Fredericco Restori / 18’53”

Drapo A (Encantado), de Alix Georges e Henrique Lahude / 18’40”

Possa Poder (Porto Alegre),  de Victor Di Marco e Márcio Picoli / 19’13”

Bloco 2

Olho por mim (Porto Alegre), de Marcos Contreras / 11’36”

Apenas para registro (Porto Alegre), de Valentina Ritter Hickmann / 15’19”

Johann e os Ímãs de geladeira (Porto Alegre), de Giordano Gio / 24’00”

Perfection (Gravataí), de Guilherme G. Pacheco / 14’54”

14h – Oficina: II MERCADO AUDIOVISUAL ENTRE FRONTEIRAS (1º encontro)

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

Documentário Entre Fronteiras - Laboratório de desenvolvimento

Com Axel Monsu (Argentina) e Luiz Alberto Cassol (Brasil)

16h – Lançamento dos Livros "Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre" de Boca Migotto

e 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho, da ACCIRS.

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

16h30 - "Memórias Sem Fronteiras: Apresentação Portal do Cinema Gaúcho" 

Mediação: Mônica Kanitz (ACCIRS/Cinemateca Paulo Amorim, Brasil)

Convidados:  Glênio Póvoas (Presidente da Ass. de Amigos da Cinemateca Paulo Amorim, Brasil) Fatimarlei Lunardelli (Núcleo de Pesquisa, Informação e Memória do Iecine, Brasil)
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

16h30 – Debate dos Curtas Gaúchos

Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates

17h – Abertura da Rua Coberta

18h – Mostras Competitivas

Local: Palácio dos Festivais

Mostra Competitiva

Último Domingo (RJ), de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão / 17’07” *Audiodescrição disponível

O clube dos anjos (RJ), de Angelo Defanti / 98’00” *Audiodescrição disponível

Entrega do troféu Oscarito para Marcos Palmeira

Benzedeira (PA), de Pedro Olaia e San Marcelo / 15’01”

9 (Uruguai, Argentina), de Martín Barrenechea e Nicolás Branca / 105’00”

20h – Mostra Competitiva de Documentários

Local: Canal Brasil

Um par para chamar de meu (SP), de Kelly Cristina Spinelli / 82’00”

PROGRAMAÇÃO DO DIA 14 DE AGOSTO

9h – Reprise 

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

O clube dos anjos (RJ), de Angelo Defanti / 98’00”

9 (Uruguai, Argentina), de Martín Barrenechea e Nicolás Branca / 105’00”

10h – Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior

Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates

13h15 – Prêmio Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos
Mostra de Curtas Gaúchos

Local: Palácio dos Festivais

Bloco 3

Madrugada (Rio Grande, Pelotas), de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza / 19’09”

Tudo permanece em constante movimento (Porto Alegre), de Cristine de Bem e Canto / 07’01”

Nação preta do Sul – O Curta (Porto Alegre), de Nando Ramoz e Gabriela Barenho / 24’59”

A diferença entre mongóis e mongolóides (Porto Alegre, Canoas),de Jonatas Rubert / 04’41”

Bloco 4

Mby’á nhendu – o som do espírito Guarani (Porto Alegre, Maquiné e Camaquã),de Gerson Karaí Gomes / 18’20”

Fagulha (Porto Alegre), de Jéssica Menzel e Jp Siliprandi / 07’58”

Sintomático (Porto Alegre), de Marina Pessato / 04’05”

O abraço (Porto Alegre), de Gabriel Motta / 17’36”

Mora (Porto Alegre), de Sissi Betina Venturin / 10’51”

14h – Oficina: II MERCADO AUDIOVISUAL ENTRE FRONTEIRAS (2º encontro)

Local: Hotel Laghetto Stilo Vita  

Documentário Entre Fronteiras - Laboratório de desenvolvimento

Ministrante: Axel Monsu (Argentina)

15h – HUB UNIVERSIDADES / Gramado Film Market

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado

PAINEL: “GAMES, formação & oportunidades rompendo fronteiras” com Chico Pereira - Feevale, Mônica Faria - UFPEL, Sergio Nesteriuk - Anhembi-Morumbi. Mediação de Aleteia Selonk - PUCRS e Forcine Sul.

16h30 - HUB UNIVERSIDADES/V MOSTRA DE FILMES UNIVERSITÁRIOS/Gramado Film Market

Exibição simultânea TVE RS, Youtube/Festival e plataforma SULFLIX.

A melhor versão de mimde Kallyo Aquiles / 22’

Ícaro, Wesllen Machado / 9’

O templo do rei, Veronica Cabral / 5’

O vazio que atravessa, Fernando Moreira / 22’

Um arquivo, dois ofícios, Maria Julia Andrade / 29’

16h30 – Debate dos Curtas Gaúchos

Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates

17h - Espaço Destino Cinema Gaúcho - Poa Film Commission - Iecine/SEDAC

Local: Recreio Gramadense
- Lançamento Espaço Destino Cinema Gaúcho - Poa Film Commission - Iecine/SEDAC

- Encontro das delegações internacionais: INAP (Paraguai) e IAAviM (Argentina) e apresentação do Crea+PY - Paraguai, com Osvaldo Ortíz Faiman (Crea+PY) e Ricardo Arriola (INAP)


17h – Abertura da Rua Coberta

18h – Mostras Competitivas
Local: Palácio dos Festivais

Ímã de geladeira (SE),nde Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo / 19’55”

Noites alienígenas (AC),d e Sérgio de Carvalho / 80’20”

O elemento tinta (SP), de Luiz Maudonnet e Iuri Salles / 09’29”

El camino de Sol (México), de Claudia Sainte-Luce / 77’17”

20h – Mostra Competitiva de Documentários

Local: Canal Brasil

Elton Medeiros – o sol nascerá (RJ),de Pedro Murad / 80’01”

22h30 – Cerimônia de Premiação

Local: Palácio dos Festivais

Entrega do Troféu Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas

Ministério do Turismo e Claro apresentam o 50° Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Tônica Antarctica. Copatrocínio: TCL, Vero - A maquininha do Banrisul. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Naymovie, Miolo Wine Group, Prawer Chocolates, Johnnie Walker e Tanqueray e Cristais de Gramado. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Transporte Oficial: Kia. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, SIAV RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

IMAGENS PARA A IMPRENSA (fotos, vídeos e trailers)

As fotos e os trailers dos filmes estão disponíveis para uso da imprensa em 

https://www.pressphoto.com.br/50-festival-de-cinema-gramado-2022/Preparativos/

Acompanhe o Festival de Cinema de Gramado

Twitter - @cinemadegramado

Instagram - @festivaldecinemadegramado/

Site: www.festivaldegramado.net

Facebook - /festivaldecinemadegramado/

Youtube: www.youtube.com/user/festivaldegramado

Assessoria de imprensa:

Pauta – Conexão e Conteúdo | (51) 9.9992.7654 | www.pautaassessoria.com.br 

Coordenação - Vera Carneiro (vera@pautaassessoria.com.br)

Atendimento - Luis Henrique Cunha (luis@pautaassessoria.com.br)

Atendimento - Bianca Carneiro (bianca@pautaassessoria.com.br)

Atendimento - Melissa Hugentobler (melissa@pautaassessoria.com.br)

Conteúdo - Danúbia Schaulet, Rosana Orlandi e Luciano Alfonso 

Foto oficial:

Pressphoto - https://www.pressphoto.com.br/ 

Edison Vara

Flávio Moreira

Cleiton Thiele

Matheus Zanchet