Últimos dias para acompanhar o festival Cine Caramelo
26 de ago . 2021 Luis Henrique CunhaPúblico pode curtir programação gratuita de filmes e série até domingo, 29 de agosto.
O festival de cinema infantojuvenil Cine Caramelo encerra neste domingo, 29 de agosto, a programação da sua primeira edição online. Até lá, os filmes e série ficam disponíveis no formato on demand para quem quiser assistir as produções selecionadas desta edição.
São 20 curtas-metragens infantojuvenis, uma série com 13 episódios voltada à primeira infância e seis curtas-metragens para jovens e adultos. Todos eles ficam disponíveis gratuitamente no site e YouTube do evento até domingo.
Além disso, ainda dá tempo de se inscrever na oficina infantojuvenil "Desenha pra mim?", com o cartunista Santiago que acontece sábado (28) das 15h às 16h30, e no workshop para adultos "Criação e produção de histórias em quadrinhos", com o roteirista e animador Lancast Mota que tem atividades na sexta, sábado e domingo. As inscrições são pelo site do evento.
A fim de garantir inclusão e democratização de acesso, dez filmes contam com recursos de acessibilidade completa (LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas), workshops e oficinas também contam com tradução simultânea para LIBRAS. Já os filmes da Mostra Infantojuvenil contam com um material educativo (disponível para download no site), com propostas lúdicas para vivências em sala de aula em casa com a família.
“Estamos surpresos com a expansão desta edição online do festival, que tem sido acessado por diversos cantos do Brasil e do mundo. Nas ações formativas também estamos tendo a participação de pessoas de diversos estados do Brasil e tivemos um participante do Japão. Uma experiência nova e muito gratificante para nós”, conta Fernanda Wagner, Coordenadora de produção do Cine Caramelo.
O encerramento do festival será no domingo, às 16h, em tom de gran finale com a apresentação lúdico-musical “Música em estado de encontro - Jaebé: tocar a liberdade”, com Dulcimarta Lina e o Grupo Piá. Trata-se de um espetáculo musical inspirado na lenda indígena guarani do João de Barro, voltado para gente grande e pequena. A sonoridade tradicional mbyá-guarani é um convite à escuta de nossa Ku’ya (casa) e visita à poética de compor e (re)interpretar o imaginário encoberto da música brasileira. A história de amor tem no barro do gwirá (pássaro) ancestral, modo de apresentar a luthieria em cerâmica de Augusto Vargas (UFRGS) e tocar a liberdade de esculpir e compor poéticas brincantes. A apresentação será no canal do YouTube do festival.
A 7ª edição do Cine Caramelo está sendo produzida pela Véspera Visual Media, através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Fundação Marcopolo e Secretaria de Estado da Cultura do RS com recursos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.
SERVIÇO
Festival Cine Caramelo - 1ª edição on-line
Programação completa em https://www.cinecaramelo.com.br/
Disponível até 29 de agosto, domingo