Duas mulheres poderosas à frente de uma cervejaria artesanal
08 de mar . 2021 Luis Henrique CunhaMica e Nanda são as cervejeiras à frente da Cervejaria Macuco.
A cerveja sempre esteve presente nos eventos da minha família (Mica) como lance de confraternização: quando tinha festa de aniversário sempre tinha barril de chope, de cerveja comercial. Já conhecia as cervejas importadas mais comuns e poucas cervejas artesanais regionais. Em 2013 eu cursava doutorado em políticas públicas na UFPR em Curitiba quando tive a oportunidade de conhecer Belém do Pará em uma viagem que fiz com Fernanda, companheira e hoje sócia, para um Congresso Acadêmico. Nesta viagem tive contato com as cervejas artesanais feitas com frutas da Amazônia.
Esta viagem foi o que nos motivou a querer aprender a fazer cervejas. Em 2014, resolvemos aprender, fizemos o primeiro curso rápido em Ribeirão Preto. Após muito estudo sobre produção, cursos e viagens (estivemos na França e Bélgica em 2015), a paixão virou empreendimento com intuito de espalhar todo esse amor à cerveja.
Mica não terminou o doutorado e entrou na graduação de Tecnologia em Alimentos no início de 2015 para aprender mais sobre o tema e abrir a Cerveja Macuco. Após um ano de estudos e de preparação para ter sua própria empresa, aconteceu o lançamento da Cervejaria Macuco, em agosto de 2016.
A Cerveja Macuco
A Macuco é uma cervejaria de mulheres com cervejas voltadas para a brasilidade. A produção é em pequena escala e exclusiva, desenvolvida especialmente para atender diretamente o consumidor final. Há a valorização da natureza desde o nome Macuco que deriva do tupi guarani, até a inserção de ingredientes como frutas frescas em receitas e estilos que saem do comum. Além disso, os rótulos da Macuco são desenhados por artistas locais.
Macuco além de ser uma ave da mata atlântica brasileira, cujo nome deriva do guarani, e que está em extinção, foi o nome escolhido pelas gurias como homenagem à Vó Augusta que nasceu em 1926 no sítio Macuco, local em que a família produzia cachaça no interior de São Paulo. A vó Augusta completou 95 anos em 2021. Macuco é símbolo de homenagem e resistência.
Começamos participando de eventos na cidade com a temática de cervejas artesanais e cultura e em dezembro de 2017 abrimos a loja física no Centro Histórico de Porto Alegre.
Mulheres e a cerveja
Neste cenário, fazemos parte das primeiras mulheres no mercado de cervejas artesanais de Porto Alegre a terem a marca própria de cervejas, criarem receitas, participarem de eventos e terem um ponto de venda próprio com atendimento ao consumidor final.
“Empreendemos com muito amor ao trabalho que fazemos. Todo dia é um desafio, ser mulher no empreendedorismo por si só já é uma luta. Já ouvimos muitas frases que remetem ao preconceito, como se mulheres não pudessem participar deste ambiente que é considerado predominantemente masculino. A gente fica muito feliz quando gurias nos contam que a gente serve de inspiração para que busquem outra profissão ou se sintam mais empoderadas em poder beber uma cerveja feira por mulheres. Que a gente possa compartilhar uma cerveja porque lugar de mulher é onde e quando ela quiser. É nisso que a gente acredita”, comentam as gurias cervejeiras.
Vale lembrar que as mulheres na história são consideradas as responsáveis pela alimentação e agricultura em muitas culturas. Em vários momentos históricos, inclusive em relação ao uso e descoberta do lúpulo, as mulheres foram as responsáveis pelas inovações da cerveja.
Nada mais justo nos apoderarmos dessa história e seguir cada vez mais firme, com a ideia de que as mulheres podem e devem fazer o que quiserem.
Um brinde às mulheres!
Um pouco dessas mulheres:
Fernanda Nascimento (Nanda) é historiadora, mestre e doutora em História do Brasil. Cervejeira e empreendedora sócia na Cerveja Macuco e na Praia Burger em Porto Alegre. Responsável pela gestão financeira, marketing e logística.
Michelle de Lara Ferraz (Mica) é advogada, especialista em Direito Ambiental, mestre em Agronegócios. Cervejeira e empreendedora sócia na Cerveja Macuco e na Praia Burger em Porto Alegre. Responsável pela gestão de inovação, atendimento e vendas.