Festival de Gramado divulga curtas gaúchos concorrentes
06 de ago . 2020 Luis Henrique CunhaDezenove títulos de oito cidades disputam troféus e prêmios.
O cinema produzido no Rio Grande do Sul tem espaço garantido no Festival de Cinema de Gramado. Nesta edição, 19 títulos de oito cidades concorrem ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas.
Este ano, foram 113 inscrições de 17 municípios. Porto Alegre teve o maior número de inscritos, com 60 títulos, seguida por Pelotas, com 12. A Comissão de Seleção foi composta pelo diretor, roteirista e produtor Lucas Cassales, pela produtora Tatiana Behar, pelo publicitário Rafael Bertoja, pelo crítico Yuri Correa, e pela produtora Gisele Hiltl.
Já adequado ao formato híbrido adotado para a 48ª edição, os curtas gaúchos serão exibidos entre os dias 19 e 22 de setembro pelo serviço de streaming do Canal Brasil Play. As produções serão agrupadas em quatro programas, de acordo com a classificação indicativa.
Premiação
A avaliação e as premiações seguem o formato já conhecido. Os participantes concorrem ao troféu em 11 categorias:
- Melhor Filme
- Melhor Ator
- Melhor Atriz
- Melhor Direção
- Melhor Roteiro
- Melhor Fotografia
- Melhor Montagem
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Música
- Melhor Edição de Som
- Melhor Produção Executiva
Além do troféu, os vencedores também recebem prêmios em dinheiro no valor de R$ 8 mil para o Melhor Filme, e R$ 4 mil para as demais categorias.
Vale lembrar que o 48º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 18 e 26 de setembro, não será presencial. A programação será transmitida pela grade linear do Canal Brasil e, também, pelo serviço de streaming. Cada categoria com suas peculiaridades que serão detalhadas quando a programação for divulgada.
O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas é fruto de parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC-RS), Fundação de Cinema RS (Fundacine) e Sindicato da Indústria Audiovisual RS (Siav).