Loader Logo Pauta
Fechar

51° Festival de Cinema de Gramado anuncia filmes em competição

04 de jul . 2023 Danúbia Schaulet

Produções foram reveladas durante coletiva em Gramado realizada na manhã desta terça-feira, 04.

A espera acabou. Na manhã desta terça-feira, 04 de julho, a organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou os filmes que irão compor as mostras competitivas de sua 51ª edição. Dos mais de mil títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram seis Longas-Metragens Brasileiros, cinco Longas-Metragens Documentais, cinco Longas-Metragens Gaúchos e 23 Curtas-Metragens Gaúchos (lista completa ao final do release).

Mais uma vez, a diversidade e o ineditismo permeiam a seleção. Dentre os longas brasileiros, as seis produções terão premiére mundial em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando thriller, drama, ficção, biografias e documentários. Os gaúchos não ficam de fora e demonstram a potência do cinema feito no Estado. Os vinte e três curtas-metragens gaúchos foram selecionados por Chico Maximila, artista visual, diretor e produtor cinematográfico, Juliana Costa, crítica e pesquisadora, Zeca Brito, cineasta, diretor e roteirista, Pedro Garcia, jornalista, e Fabi UD, cineasta e multiartista.

Os filmes serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 12 e 18 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Na noite do dia 19 de agosto, serão revelados os vencedores dos Kikitos. Ao total, serão entregues 38 kikitos, além das tradicionais homenagens com os Troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios Novas Façanhas e o Troféu Leonardo Machado. Outra novidade é o Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa. 

Durante o encontro com os jornalistas, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, enfatizou que o mais importante desta edição é começar a construção de uma nova década. “Esse será mais um ano para apresentar novidades e continuar evoluindo, sempre vencendo desafios. A nossa equipe está trabalhando intensamente para trazer o melhor do audiovisual a Gramado. Vocês podem observar pela qualidade dos filmes anunciados. Temos a certeza de que vamos começar a década com uma edição que inova nos formatos”, afirmou.

Marcos Santuario, curador do festival, destacou o árduo trabalho que teve ao lado da atriz argentina Soledad Villamil e do ator e diretor Caio Blat na seleção dos filmes. “Essa é uma das seleções mais potentes dos últimos anos, e também uma das mais difíceis. Foram muitos filmes inscritos, e muitos filmes bons. Nossa busca foi por manter a qualidade, sempre com um olhar para produções criativas e que contemplem elementos inovadores. Observar a diversidade geográfica e narrativa, dando espaço para consagrados realizadores e novos talentos que surgem nas produções nacionais, também foram questões às quais nos atemos”, salienta.

Troféu Oscarito será entregue a Laura Cardoso e Léa Garcia

Em sua 51ª edição, Gramado opta pelo ineditismo ao entregar o Troféu Oscarito a duas mulheres de inestimável importância na história do audiovisual brasileiro: as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia. Esta será a primeira oportunidade em que a honraria será entregue para dois nomes. “É impossível olharmos para a história do audiovisual brasileiro e não pensarmos nessas duas mulheres. Poder reverenciar essas lendas da nossa cultura com nossa honraria mais antiga e em uma única edição do Festival é, para nós, mais do que um orgulho”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade.

Laura Cardoso é uma das atrizes mais premiadas do país e a que mais estrelou telenovelas, totalizando mais de oitenta trabalhos na televisão. Já recebeu diversos prêmios, incluindo três Grande Otelo, quatro Prêmios APCA, dois Troféus Imprensa e dois Prêmios Shell. Em 2002, foi laureada com o Troféu Mário Lago pelo conjunto da obra e, em 2006, foi condecorada com a Ordem do Mérito Cultural.

Com 95 anos de idade e mais de sete décadas dedicadas ao ofício, Cardoso foi uma pioneira na televisão brasileira, estreando em 1952 na extinta TV Tupi. Ao longo dos anos, esteve presente em incontáveis produções, como Fera RadicalRainha da Sucata e Mulheres de Areia. Nesta última, contracenou com Glória Pires, homenageada com o Troféu Oscarito durante o 41º Festival de Gramado. A atriz afirma que "Laura Cardoso é exemplo para todos os artistas brasileiros pelo seu legado. Te amo, te admiro e te respeito".

Seus últimos trabalhos no cinema foram no curta Jadzia e no longa De Perto Ela não é Normal, ambos de 2020. Engana-se quem pensa que a idade avançada faz com que Laura pense em se aposentar. “Não gosto de pensar em parar, quero continuar trabalhando até quando Deus permitir. Adoro trabalhar. Adoro fazer cinema. É realmente  a sétima arte, gostaria de ter feito mais”, diz.

Sobre receber o Troféu Oscarito, Laura comenta estar emocionada com a honraria. “Representa o reconhecimento do público, é um prêmio importante na minha carreira. Gramado é  uma cidade linda e, no Brasil, é  o ponto de encontro do cinema. Minha vontade é levar toda a minha família. Se tudo der certo, eles irão, com certeza”.

Léa Garcia possui uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos com Filhas do VentoHoje tem Ragu Acalanto. Com 90 anos completos, a veterana possui no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão. Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França. 

Atuando em produções para televisão, cinema e teatro, Léa consolidou uma carreira de papéis marcantes em produções como Selva de PedraEscrava IsauraXica da Silva e O Clone. Foi peça fundamental na quebra da barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. Tornou-se, assim, uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações.

“Quando eu estava começando no mundo das artes ela já brilhava nas telonas. Léa Garcia é uma inspiração. Doce, gentil, talentosa, uma estrela, uma pérola. Precisamos reverenciá-la, todos os dias”, afirma a atriz Zezé Motta, que também recebeu o Troféu Oscarito, em 2007.

Mesmo com suas nove décadas concluídas, Léa segue ativa nas artes cênicas. Em 2022, por exemplo, atuou nos longas Barba, Cabelo e BigodePacificado O Pai da Rita, trabalhando novamente, neste último, com o prestigiado diretor Joel Zito Araújo

Laura Cardoso e Léa Garcia se juntam à Alice Braga, que será homenageada com o Kikito de Cristal.

Nova série do Prime Video terá premiére mundial em Gramado

Pela primeira vez em sua história, o evento terá uma série como atração. A escolhida foi Cangaço Novo, série original Amazon, que estará disponível no Prime Video, em mais de 240 países e territórios, a partir do dia 18 de agosto. A premiére mundial será em Gramado. Produzida pela O2 Filmes, a série conta com oito episódios, foi criada por Eduardo Melo e Mariana Bardan, tem direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça e roteiro de Fernando Garrido, Mariana Bardan, Eduardo Melo e Erez Milgrom. A produção executiva é de Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, da O2 Filmes, Fábio Mendonça e Aly Muritiba.

Cangaço Novo conta a história de Ubaldo, interpretado por Allan Souza Lima. O personagem é um bancário infeliz da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância. Ubaldo descobre, então, que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense. Além de Allan Souza Lima, a série o tem no elenco Alice Carvalho, Hermila Guedes, Thainá Duarte, Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo, Adélio Lima, Nivaldo Nascimento, Pedro Wagner, Rodrigo García, Luiz Carlos Vasconcelos, Ênio Cavalcante, Joálisson Cunha e Pedro Lamin.

“Era um sonho antigo de Gramado abrirmos as fronteiras para outras possibilidades de realização audiovisual. Esse ano, apesar de todas as dificuldades, conseguimos dar um passo importante para a concretização desse sonho. A exibição dessa série reforça que estamos atentos às novas práticas de produção e consumo, e abre portas para explorarmos no futuro”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos de Gramado. 

Para Marcos Santuario, a sessão especial demonstra a força de Gramado. "Estávamos buscando encaixar uma série dentro da programação deste ano. Ficamos muito contentes com o retorno positivo do Prime Video. A série, filmada no Nordeste do Brasil, possui uma equipe maravilhosa e irá promover uma experiência única a quem acompanhar a sessão”. 

Cangaço Novo terá exibição em sessão especial, fora de competição, no dia 14 de agosto, segunda-feira, no Palácio dos Festivais. 

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, é o Filme de Abertura

O documentário Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, terá sua estreia no Brasil na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado. Após apresentar seus últimos filmes, O Som ao RedorAquarius Bacurau, em Gramado, Kleber retorna com seu primeiro documentário, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem.

O longa-metragem terá única exibição na noite de abertura, 12 de agosto, fora de competição.

Gramado Film Market

O Gramado Film Market, braço do Festival de Gramado dedicado ao mercado audiovisual, terá nova edição durante a programação do 51º Festival de Cinema de Gramado. Em seu sétimo ano, o GFM manterá suas tradicionais atividades como palestras, workshops, rodadas de negócios e Mostra Universitária. Além da Gramadotur, assinam a realização a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e o Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

Educavídeo

Em sua 13ª edição, o projeto Educavídeo receberá ainda mais destaque. Tradicionalmente, a noite que antecede a abertura do Festival de Cinema de Gramado é dedicada aos trabalhos do Programa Municipal Escola de Cinema. Esse ano, estimulando a realização audiovisual dos alunos da rede municipal, os filmes feitos pelos estudantes serão exibidos no Palácio dos Festivais na noite do primeiro dia do evento, 11 de agosto, em uma premiére que prestigia o potencial criativo dos jovens realizadores.

Festival de Gramado em fase de produção

Por trás dos holofotes que iluminam o imponente Palácio dos Festivais está uma equipe engajada, composta por cerca de 20 profissionais das mais diversas áreas. Jornalistas, publicitários, fotógrafos, realizadores audiovisuais, arquitetos, relações públicas e administradores são responsáveis por tirar o evento do papel.

A realização do festival é da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade. Dentro da autarquia, Diego Scariot é o diretor de eventos à frente do Festival de Cinema, e a jornalista Rosa Helena Volk segue como presidente da Gramadotur.

O evento é conduzido há cerca de dez anos basicamente pelo mesmo grupo de profissionais. No núcleo de conteúdo e coordenação da produção de filmes e homenageados seguem o produtor Léo Scott e Primeira Fila Produções, enquanto a coordenação de produção e infraestrutura fica por conta de Jaqueline Rossi. Quem assina a direção de palco do evento é novamente Rubens Bandeira. Uma das novidades, Diego Marques, da That Design Company, fica responsável pela cenografia, e terá a missão de levar o evento às ruas de Gramado. 

Há mais de uma década ininterrupta à frente da comunicação do evento, a Pauta - Conexão e Conteúdo mantém seus trabalhos de coordenação de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. A campanha é mais uma vez assinada por Gustavo Melo, da agência de publicidade gramadense Gemelo Creative.

O jornalista, crítico de cinema e professor Marcos Santuario segue à frente da missão de selecionar os filmes que competirão pelo cobiçado Kikito ao lado da atriz e cantora argentina Soledad Villamil e do estreante Caio Blat. Os três são responsáveis pela curadoria dos filmes de longa-metragem brasileiros e documentais. Completando a equipe, o programador Leonardo Bonfim é o encarregado da curadoria dos longas gaúchos, ao lado de Mônica Kanitz. 

Exposição do Museu do Festival de Cinema de Gramado relembra a 50ª edição

Com curadoria do jornalista e crítico de cinema Matheus Pannebecker, a exposição Memórias do 50º Festival de Cinema de Gramado acontece até 4 de outubro no espaço de exposições temporárias do Museu do Festival de Cinema de Gramado. A mostra, com apoio da TVE, Canal Brasil, Educavídeo e das fotógrafas Avany Cunha e Kätlin Fotografias, apresenta uma coleção única de fotografias, cartazes, vídeos e depoimentos que documentam os momentos inesquecíveis, as personalidades icônicas e as produções cinematográficas aclamadas que passaram pelo Festival de Cinema de Gramado no último ano. Além disso, os visitantes podem eternizar, de maneira virtual, suas mãos e assinatura na parede da fama do museu.

Curtas-Metragens Brasileiros e homenagens serão divulgadas em evento no Rio de Janeiro

Na próxima terça-feira, 11, faltando um mês para o começo do evento, o Festival de Cinema de Gramado levará um pouco do charme da Serra Gaúcha ao Rio de Janeiro, onde serão anunciados os homenageados com os troféus Eduardo Abelin Cidade de Gramado, além dos Curtas-Metragens Brasileiros selecionados. O encontro vai reunir organização, curadoria, entidades, realizadores e imprensa.

51º Festival de Cinema de Gramado - Filmes selecionados:

Longas-Metragens Brasileiros (LMB):

ANGELA | São Paulo - 110’00”
Direção: Hugo Prata
Sinopse: Angela conhece Raul e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela. A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas na praia. A relação declina para o abuso e violência, dando origem a um dos assassinatos mais famosos do Brasil.
Elenco: Isis Valverde, Gabriel Braga Nunes, Alice Carvalho, Emilio Orciollo Netto, Bianca Bin, Carolina Manica, Gustavo Machado e Chris Couto.

MAIS PESADO É O CÉU | Ceará - 98’01”
Direção: Petrus Cariry
Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza. 
Elenco: Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque, Danny Barbosa, Marcos Duarte e Buda Lira.

MUSSUM, O FILMIS | Rio de Janeiro - 116’01"
Direção: Silvio Guindane
Sinopse: Mussum, o Filmis narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes muito além do Mussum que o grande público conhece:a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d'Os Trapalhões.
Elenco: Ailton Graça, Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jennifer Dias, Késia e Cinnara Leal.

O BARULHO DA NOITE | Tocantins - 97'07"
Direção: Eva Pereira
Sinopse: Maria Luíza (7), terá a infância roubada ao descobrir o segredo que pode acabar com a sua família. A leveza e alegria da criança cederão espaço ao olhar triste e atento pelo qual acompanharemos tudo se desfazer pelo desencontro de sonhos do casal e a chegada anunciada de um intruso.
Elenco: Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo, Tonico Pereira, Patrick Sampaio, Alícia Santana, Ana Alice Dias, Wertemberg Nunes e Mercês Campelo.

TIA VIRGÍNIA | Rio de Janeiro - 97'34"
Direção: Fabio Meira
Sinopse: Virgínia nunca se casou e nem teve filhos, foi convencida pelas irmãs a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. O filme se passa em um único dia: o dia em que Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria , que viajam para celebrar o Natal.
Elenco: Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antonio Pitanga, Vera Valdez, Daniela Fontan, Amanda Lyra e Iuri Saraiva.

UMA FAMÍLIA FELIZ | Paraná - 115'08"
Direção: José Eduardo Belmonte
Sinopse: Em uma família feliz perfeitamente protegida em um condomínio fechado, uma mãe é duramente acusada de machucar as filhas gêmeas e o bebê recém-nascido. No entanto, a verdade por trás dos muros altos pode revelar uma crueldade inesperada.
Elenco: Grazi Massafera, Reynaldo Gianecchini, Luiza Antunes e Juliana Bim.

Longas-Metragens Documentais (LMD):

ANHANGABAÚ | São Paulo - 75'01"
Direção: Lufe Bollini
Sinopse: Anhangabaú é um documentário sobre as construções simbólicas de uma cidade em disputa. O filme conecta os conflitos pelo território da comunidade indígena Guarani Mbya com a resistência da maior ocupação artística da América Latina e do grupo Teatro Oficina, na cidade de São Paulo.
Elenco: Valter Machado, Ara Mirim, Karai Djekupe, Zé Celso Martinez Corrêa, Persie Oliveira e Veronica Valentino.

DA PORTA PRA FORA | Brasília - 74'01"
Direção: Thiago Foresti
Sinopse: Durante a maior pandemia dos últimos tempos, a sociedade aguarda confinada o desenrolar dos eventos sem saber quanto tudo voltará ao normal. Do lado de fora, o aplicativo não para de apitar e três entregadores de apps arriscam suas vidas.
Elenco: Alessandro da Conceição, Keliane Alves e Marcos Nunes.

LUIS FERNANDO VERISSIMO - O FILME | Rio Grande do Sul - 119'40"
Direção: Luzimar Stricher
Sinopse: Nosso cronista maior, econômico em palavras e gestos, de fala e escrita. Não gosta de jogar conversa fora, seu feitio é ficar vendo, ouvindo, prestando atenção para mais tarde devolver tudo em forma de crônicas antológicas. Um humorista que é ao mesmo tempo engraçado e sério, leve e profundo.
Elenco: Luis Fernando Verissimo, Jô Soares, Jorge Furtado, Paulo Caruso, Chico Caruso, Zuenir Ventura, Ziraldo, Santiago, Ruy Carlos Ostermann, Claudia Laitano, Edgar Vásques, Flávio Loureiro Chavez e Goida.

MEMÓRIAS DA CHUVA | Ceará - 76'18"
Direção: Wolney Oliveira
Sinopse: A população de Jaguaribara , cidade do interior cearense, distante 162 km de Fortaleza , é obrigada a abandonar sua cidade para dar lugar a construção do Castanhão, açude que vai fornecer água para Fortaleza . A mudança trouxe mais perdas do que ganhos, da velha cidade só restou lembranças.

ROBERTO FARIAS - MEMORIAS DE UM CINEASTA | Rio de Janeiro - 78'01"
Direção: Marise Farias
Sinopse: Marise Farias, filha do cineasta Roberto Farias, revela um retrato intimista da paixão do pai pelo cinema, desde sua infância até sua defesa política, econômica e cultural do cinema brasileiro. As memórias são contadas pelo próprio Roberto, e por amigos como Luís Carlos Barreto e Cacá Diegues.

Longas-Metragens Gaúchos (LMG):

CÉU ABERTO | Dom Pedrito - 94'59"
Direção: Elisa Pessoa
Sinopse: Através do registro do cotidiano de Andriele - uma adolescente criada na zona rural de Dom Pedrito, RS, filha de pequenos proprietários rurais - o filme acompanha e explora as mudanças da personagem, seus desejos e motivações dos 13 aos 17 anos.
Elenco: Andriele Rodrigues Soares, Sandra Mara Gularte Rodrigues e Alfeu Vargas Soares.

HAMLET | Porto Alegre - 87'28"
Direção: Zeca Brito
Sinopse: Em meio ao caos político no Brasil de 2016, os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais, tomam as ruas em passeatas, protestos e reivindicações. Cobram o fim da desigualdade e denunciam manobras políticas. Diante de um iminente golpe de estado, o Jovem Hamlet tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade. Agir ou não agir? Enquanto as bombas explodem, o coração entra em chamas, o mundo exterior em ruínas e por dentro a construção da cidadania e a chegada da maturidade. Ser ou não ser?
Elenco: Fredericco Restori, Jean-Claude Bernardet, Marcelo Restor e Dilma Rousseff.

O ACIDENTE | Porto Alegre - 94'27"
Direção: Bruno Carboni
Sinopse: A ciclista Joana sofre um estranho acidente, onde ela é carregada no capô do carro. Ela sai ilesa e decide esconder o ocorrido. Porém, um vídeo do acidente viraliza na internet e ela se vê obrigada a prestar queixas na polícia. Ela começa aos poucos a se envolver na vida da família que a atropelou.
Elenco: Carol Martins, Carina Sehn, Luis Felipe Xavier, Gabriela Greco e Marcello Crawshaw.

SOBREVIVENTES DO PAMPA | Porto Alegre - 78'01"
Direção: Rogério Rodrigues
Sinopse: Quando um bioma apresenta mais da metade de sua área nativa devastada, as respostas para salvá-lo podem estar nas vozes, historicamente silenciadas, dos povos e comunidades remanescentes que habitam há séculos este território.

UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE | Porto Alegre - 107'01"
Direção: Boca Migotto
Sinopse: Este documentário aborda quarenta anos, e três gerações, de um certo cinema gaúcho. Portanto, é um filme sobre cinema. Mas não só. É também um filme sobre o Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre. Por isso, não deixa de ser, também, um filme sobre a América Latina e suas fronteiras.

Curtas-Metragens Gaúchos (CMG)

AS ONDAS | Porto Alegre – 7’01”
Direção: Leandro Engelke e Richard Tavares
Sinopse: "O mar da história é agitado. As ameaças e as guerras havemos de atravessá-las, rompê-las ao meio, cortando-as como uma quilha corta as ondas." Esta sinopse é um trecho de um poema e As ondas é um filme sobre movimentos populares.

AURORA | Pelotas – 2’14”
Direção: Bruna Ueno
Sinopse: Aurora é um curta-metragem de animação desenhado inteiramente com grafite e giz pastel. Com uma patinação artística ao som de uma música dramática de piano, o filme envolve e estimula os sentimentos do espectador, oferecendo uma experiência sensorial única.

CARCINIZAÇÃO | Pelotas – 10’11”
Direção: Denis Souza
Sinopse: Três amigos estão passando por mudanças em suas vidas, Liz quer mudar o estilo de música que toca, Mari quer trancar a faculdade e P1 quer virar um caranguejo.

CENTENÁRIO DA MINHA BISA | Alvorada – 8’24”
Direção: Cristyelen Ambrozio
Sinopse: A partir de fotografias e documentos de família, construo uma investigação poética sobre a minha bisavó Rita. Misturando realidade e ficção, crio uma máquina do tempo que me leve até ela, que apesar de já falecida, ainda existe na materialidade dos registros.

COLAPSO TERRA EM CHAMAS | Porto Alegre – 20’57”
Direção: Lucas Tergolina e Matheus Melchionna
Sinopse: Em um país governado por um líder autoritário, um comerciante ajuda a apagar as chamas antigovernamentais. No entanto, seu passado é descoberto e ele é levado em uma jornada na tentativa de salvar sua vida e sua família.

COMBUSTÃO ESPONTÂNEA | Pelotas – 17’57”
Direção: João Werlang e Pedro Bournoukian
Sinopse: Três histórias de pessoas presas às suas rotinas e que reprimem um profundo desejo de se libertarem dessas realidades, mesmo que de maneiras peculiares.

CONCHA DE ÁGUA DOCE | Porto Alegre – 11’43”
Direção: Lau Azevedo e João Pires
Sinopse: Após anos vivendo na capital, Ariel retorna à sua cidade natal no litoral com uma nova identidade de gênero, tendo que lidar com todos os sentimentos que ficaram internalizados durante essa ausência ao mesmo tempo em que reencontra sua irmã mais nova, Ana.

CONCORSO INTERNAZIONALE | Porto Alegre – 14’38”
Direção: Bruno de Oliveira
Sinopse: Um cineasta apresenta seu novo filme em um renomado Festival de Cinema.

EU TIBANO | Santa Cruz do Sul – 18’34”
Direção: Diego Tafarel e Zé Corrêa
Sinopse: Somos, estamos e pertencemos. Tomando espaços urbanos e rompendo com o estabelecido.

FIAR O VENTO | Porto Alegre – 6’01”
Direção: Mari Moraga
Sinopse: Na beira da Lagoa dos Patos no interior do Rio Grande do Sul, Rosane mantém o ritual ancestral de trabalho artesanal com lã de ovelha.

FITOTERAPIA | Porto Alegre – 12’57”
Direção: Eduardo Piotroski
Sinopse: Um exemplar de bípede do reino animal não se sente muito bem consigo mesma. Suas colegas de apartamento do reino vegetal buscam entender o que está acontecendo.

FLORA | Porto Alegre – 16’03”
Direção: Ana Moura
Sinopse: Flora acorda após um estranho sonho e encontra um baú sobre sua mesa de cabeceira. Ao abri-lo ela encontra várias memórias de sua vida, em formato de fotos, bilhetes e uma fita compact cassete com gravações de áudios de família. Além de se reencontrar com suas lembranças, ela também recebe a visita.

GLÊNIO | Santa Maria – 10’16”
Direção: Luiz Alberto Cassol
Sinopse: Entrevistas remotas durante a pandemia com o pesquisador Glênio Nicola Póvoas. Nos diálogos sobre a sua trajetória ele revela a descoberta de um dos documentários mais antigos conservados do Brasil. Então acontece um encontro no local em que viu a clássica ficção Vento Norte. Mas, ele não para em su…

LIVRA-ME | Santa Cruz do Sul – 11’36”
Direção: Felipe da Fonseca Peroni
Sinopse: Um homem solitário esculpe a sua companheira para toda a eternidade, ignorando que tudo o que é criado pelo ser humano – incluindo sonhos, desejos e convicções - acaba ruindo.

MESSI | Encantado – 14’38”
Direção: Henrique Lahude e Camila Acosta
Sinopse: 09 de dezembro de 2022, quartas de final da Copa do Mundo. Na cidade fronteiriça de El Soberbio, Edu está de férias e acompanha o jogo da Argentina com sua família.

MEU NOME É LECO | Porto Alegre – 12’40”
Direção: Diana Mesquita e Marina Falkembach
Sinopse: Leco Alves é um artista gaúcho que se descobriu na música aos 16 anos e seguiu carreira nos palcos de bares e teatros de Porto Alegre, até que decidiu se aventurar nos palcos do Rio de Janeiro.

NAU | Porto Alegre – 12’01”
Direção: Renata de Lélis
Sinopse: NAU conta a história de uma mulher que crê ser um ser aquático. Tudo começa quando ela se sente atraída por uma embarcação. Em seu caminho suas poucas relações são portais que a levam cada vez mais fundo nesse delírio, ou realidade, onde ela se transmuta em peixe.

O TEMPO | Porto Alegre – 13’41”
Direção: Ellen Correa
Sinopse: Rodrigo é um jovem negro que mora com a Mãe,Gisele em um bairro central de Porto Alegre . Em uma noite chuvosa em meio a uma crise de ansiedade, Rodrigo faz uma ação que muda todo contexto da relação mãe e filho.

OS FÉDERS VÃO DORMIR | Esteio – 2’32”
Direção: Eder Ramos
Sinopse: Um casal e sua rotina diária antes de dormir.

RASGÃO | Porto Alegre – 10’31”
Direção: Victor Di Marco e Márcio Picoli
Sinopse: Em 2022, P3RFEIT0 é enviado ao planeta terra em uma missão interestelar para entender o porquê de algumas pessoas estarem tentando fugir do planeta. Ao chegar no Brasil, ele entende os motivos.

RESTAURANTE | Taquari – 7’43”
Direção: Leonardo da Rosa
Sinopse: Uma moto todas as noites no restaurante.

SABÃO LÍQUIDO | Porto Alegre – 20’55”
Direção: Fernanda Reis e Gabriel Faccini
Sinopse: Um homem é transportado ilegalmente para o interior do Rio Grande do Sul para trabalhar na falsificação de sabão líquido. Depois de dias isolado no meio da mata, ele ressignifica sua solidão.

TREMENDO TROVÃO | Porto Alegre – 7’11”
Direção: Rubens Fabricio Anzolin
Sinopse: Toda vez que eu volto pra casa, lembro dessas fotos Every time I come home, I remember these pictures).


Acompanhe o Festival de Cinema de Gramado

Twitter: @cinemadegramado

Instagram: @festivaldecinemadegramado/

Sitewww.festivaldegramado.net

Facebook: /festivaldecinemadegramado/

Youtube: /festivaldegramado

Assessoria de imprensa:

Pauta – Conexão e Conteúdo | (51) 9.9992.7654 | www.pautaassessoria.com.br 

Coordenação - Vera Carneiro (vera@pautaassessoria.com.br)

Atendimento - Luis Henrique Cunha (luis@pautaassessoria.com.br)

Ministério da Cultura apresenta o 51° Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Copatrocínio: Patagonia, Havan. Apoio: Nescafé Gold, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Canal Brasil, Telecine e Vinicola Miolo. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, IECINE, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, SIAV RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur,  Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.